A Justiça Eleitoral está realizando desde o último sábado (08), o trabalho de capacitação dos mesários que vão trabalhar nas eleições de sete de outubro.
O servidor da Justiça Eleitoral em Picos, Valdir Marques, fala sobre o treinamento dos mesários e diz que um dos temas abordados durante a capacitação é a ética durante as eleições.
“O tribunal está batendo em cima de um assunto que é a ética, cidadania, sensibilidade, são coisas que nós queremos que os mesários trabalhem no dia sem nenhum partidarismo. Ética é o foco principal nas palestras, pois o mesário deve ser ético até na forma de se vestir”, ressaltou Valdir Marques.
A biometria (identificação através da impressão digital) é novidade em Picos nestas eleições, nesta capacitação os mesários estarão recebendo instruções de utilização da nova urna biométrica.
Nas palestras de treinamento que já estão sendo realizadas, orientação oral e depois a parte prática com a nova urna , estão sendo treinados, o total de 148 mesários, divididos em três turmas.
E em seguida um haverá um treinamento só com os presidentes, que são ‘autoridades máxima’ na seção. As capacitações seguintes ocorrerão nos dias 26 e 28 de setembro.
Só pra lembrar ao eleitor, no dia da votação são exigidos documentos com foto, como: identidade, ou reservista, ou passaporte, carteiras funcionais, etc.
Quem estiver fora do domicílio eleitoral deve justificar o voto, comparecendo à seção mais próxima, lembrando que menores de 18 e maiores de 70 o voto é facultativo.