ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
Geral

Captura de animais pelo Centro de Zoonoses é significativa

O Centro de Zoonoses de Picos buscando prevenir casos de incidência de raiva no município realiza a captura de animais errantes, que vivem nas ruas como medida preventiva. Na última semana foram capturados mais de cinquenta animais. A captura  é realizada diariamente por uma equipe do centro a partir de denúncias.

Coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins - Foto: Jesika Mayara
Coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins – Foto: Jesika Mayara

Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins, o animal depois de capturado permanece no centro até um período de três dias aguardando o resgate do proprietário. “Quando o animal é capturado, este passa até três dias no centro. Caso não haja resgate, o animal legalmente tem um destino final”, disse Agenor Martins.

A captura dos animais – felinos e caninos, são realizadas a partir de denúncias feitas pela própria população. De acordo com o coordenador, há pontos em que sempre são realizadas buscas de animais, um destes pontos é o Cemitério São Pedro de Alcântara, onde há uma presença considerável de animais felinos.  A última captura de animais errantes no cemitério ocorreu próximo ao dia de Finados, onde foram apreendidos 49 gatos e 3 cães.

Cemitério São Pedro de Alcântara - Foto: Reprodução
Cemitério São Pedro de Alcântara – Foto: Reprodução

Para Agenor Martins esta medida será ainda mais eficiente quando existir uma educação da população. “Não adianta apenas capturar, se as pessoas continuam soltando estes animais, isto acaba dificultando o nosso trabalho”, afirma o coordenador do centro.

No centro existem atualmente 13 animais capturados. O processo de eutanásia, onde se antecipa a morte do animal caso este esteja com alguma patologia, ou não foi resgatado pelo proprietário acontece semanalmente no centro.

 Para os interessados em realizar denúncias sobre o aparecimento de animais nas ruas deve entrar em contato imediatamente com o Centro de Zoonoses de Picos, pelo telefone em  (86) 9405-2735 para que a equipe seja remanejada até o local informado.

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade