ad16
DestaquesMunicípiosPaquetá do PiauíTodas as Notícias

Carreta da Mamografia inicia atendimentos em Paquetá

Os atendimentos ocorrem na Praça Maria Severo Eulálio, ao lado da Igreja e segue até domingo, 05/12, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 17:00. A expectativa é receber cerca de 217 mulheres.

Começaram nesta sexta-feira (03/12) os trabalhos da Carreta da Mamografia, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Paquetá e Secretaria Municipal de Saúde. Os atendimentos ocorrem na Praça Maria Severo Eulálio, ao lado da Igreja e segue até domingo, 05/12, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 17:00. A expectativa é receber cerca de 217 mulheres.

A realização dos exames é determinada por ordem de chegada, com a entrega de 80 senhas diariamente, sendo 40 de manhã e 40 à tarde. O primeiro dia já contou com a presença de pacientes das localidades Pai Amaro, Chapada do Fio, Várzea, Campestre e Angical que aguardam a realização de exames que ajudam a detectar casos de câncer de mama.

O veículo conta com aparelhos de ultrassom, conversores de imagens analógica para digital, impressoras, transmissores via satélite, computadores e mobiliário para a população. Os exames são realizados por uma equipe concedida, composta por técnico e auxiliar em radiologia e também por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que fazem a triagem das pacientes.

O atendimento é voltado para mulheres a partir de 35 anos. É necessário apresentar pedido de exame emitido por médico da rede municipal, documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O resultado é colocado à disposição depois do exame e pode ser retirado na própria Carreta da Mamografia. Os casos serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde e, posteriormente, para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Se for detectada alguma anomalia durante os procedimentos, serão realizados exames complementares e a paciente será redirecionada ao sistema de referencialmente da rede estadual, para situações de alta complexidade.

Fonte: Ascom

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade