Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Carreta de diagnóstico da hanseníase atende em Campo Grande do Piauí

 

A Prefeitura de Campo Grande do Piauí em parceria com Ministério da Saúde   proporcionou a vinda da Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase”, que durante todo o dia da segunda 29 de junho, ficou estacionada na praça municipal, realizando testes para diagnóstico da doença junto à população.

Prefeito Dr.Tico e o Secretário de Saúde Verenilson com a equipe de profissionais envolvidos na campanha.

 

A carreta é equipada com ambulatórios e equipamentos, onde profissionais capacitados realizam os testes de diagnóstico da hanseníase. De acordo com o secretário de Saúde, Verenilson Silva, foram realizados mais de 120 atendimentos na cidade, os pacientes que foram detectados com a doença serão encaminhados para tratamento apropriado na rede pública de saúde, o diagnostico da doença associado ao tratamento correto também evitará a transmissão da doença a outras pessoas.

O secretário de Saúde disse ainda que além de identificar novos casos, o objetivo da ação é esclarecer a população em geral sobre o assunto: “Pessoas que convivem com afetados pela doença também devem ser examinados já que o contagio acontece através da saliva e espirro” – comentou.

 DOENÇA

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa transmitida por bactéria. A doença é curável e deve ser tratada precocemente. A transmissão se dá através de contato com o doente não tratado, por meio de saliva ou espirro. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos.

 

 

Sair da versão mobile