ad16
GeralMunicípiosSussuaparaTodas as Notícias

Carreta de diagnóstico da hanseníase atende em Sussuapara

Por João Paulo Leal

ASCOM

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara proporcionou a vinda da Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase”, que durante todo o dia de ontem, 30 de junho, ficou estacionada em frente ao Centro de Saúde Municipal, realizando testes para diagnóstico da doença junto à população.

A carreta é equipada com ambulatórios e equipamentos, onde profissionais capacitados realizam os testes de diagnóstico da hanseníase. De acordo com o secretário de Saúde, Naerton Moura, após a comprovação da doença através dos testes, os pacientes são encaminhados para o tratamento correto na rede pública de saúde, o que contribui também para evitar a transmissão da doença, que só acontece em estágio avançado e é interrompida 48 horas após o paciente iniciar o tratamento.

Carreta da Hanseníase-Foto: João Paulo Leal
Carreta da Hanseníase-Foto: João Paulo Leal

O secretário de Saúde disse ainda que além de identificar novos casos, o objetivo da ação é esclarecer a população em geral sobre o assunto: “Trata-se de uma doença com uma forte incidência entre as populações menos favorecidas, geralmente de escassos recursos e acesso restrito a tratamentos e informação” – comentou.

Secretário de Saúde, Naerton Moura-Foto: João Paulo Leal
Secretário de Saúde, Naerton Moura-Foto: João Paulo Leal

A DOENÇA

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa transmitida por bactéria. A doença é curável e deve ser tratada precocemente. A transmissão se dá através de contato com o doente não tratado, por meio de saliva ou espirro. Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos.

CONFERÊNCIA

Acontecerá amanhã, dia 02, a IV Conferência Municipal de Saúde de Sussuapara, com o tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. O evento terá início às 8 horas da manhã, no auditório da Prefeitura, onde os participantes vão debater diversos temas e aprovar diretrizes relacionadas ao setor.

Tags

1 Comentário

  1. Thanks for your posting. What I want to comment on is that when you are evaluating a good on-line electronics store, look for a web site with total information on critical indicators such as the security statement, safety measures details, any payment options, as well as other terms and also policies. Always take time to browse the help and also FAQ sections to get a better idea of how the shop works, what they can do for you, and ways in which you can use the features.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade