ad16
EducaçãoGeral

Carteiras de estudante da UFPI terão validade nacional

Carteira estudantil
Validade nacional - Foto: Reprodução

As carteiras de estudante dos alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) passarão a ter validade nacional. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que informou que o documento será emitido pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

De acordo com o DCE, a partir desta quinta-feira (8) os estudantes podem pagar a taxa no valor de R$ 12, nos Postos Pag Contas. A outra novidade é que o aluno não necessita apresentar o formulário ao pagar a taxa.

Ainda segundo o diretório, o aluno de graduação pode se dirigir ao Centro Acadêmico do seu curso, pegar o formulário e preenchê-lo corretamente anexando a cópia do documento de identidade e confirmação de matrícula da UFPI. Já os alunos de pós-graduação devem se dirigir diretamente à sede do DCE-UFPI no Campus Ministro Petrônio Portela.

Para o cordenador do DCE, Cássio Borges, a aprovação da emissão da carteira estudantil da UNE, ocorrida no Conselho de Entidades de Base (CEB), com a participação de vinte Centros Acadêmicos, representa um marco histórico. “Há muito tempo não se emitia a carteira nacional. Assim, demonstra-se o fortalecimento das entidades estudantis e do reconhecimento da UNE junto ao movimento”, comemora.

Desde o ano de 2010 o DCE-UFPI voltou a reconhecer a UNE como legítima representante dos estudantes brasileiros, o que não acontecia no período de 2004 a 2009. Além disso, o CEB reconheceu a Comissão responsável pela organização da Associação Nacional de Pós-graduandos – no Piauí, que passará a receber os recursos provenientes das carteiras de estudantes de pós-graduação.

Na oportunidade, a Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPI também solicitou que os valores de repasses das carteiras de estudantes estrangeiros fossem para a entidade. Dessa forma, tanto o DCE como os Centros Acadêmicos (CAs) aprovaram o repasse e abdicaram dos valores a que tinham direito.

Portal da Clube

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também