ad16
DestaquesTodas as Notícias

Carteirinha de prioridades para pessoas com fibromialgia é lançada oficialmente em Picos

A solenidade simbolizou o iniciou da sanção da Lei Municipal 3.027/2020 e Decreto Municipal regulamentador Nº 49/2021 que foi sancionado pelo Prefeito Municipal de Picos, Gil Paraibano

Em 12 de maio é comemorado anualmente o Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A Secretaria de Saúde em parceria com as Secretarias de Trabalho e Assistência Social e a de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana aproveitaram a data comemorativa para realizarem o lançamento oficial da carteirinha de prioridade para pessoas com fibromialgia.

A solenidade simbolizou o iniciou da sanção da Lei Municipal 3.027/2020 e Decreto Municipal regulamentador Nº 49/2021 que foi sancionado pelo Prefeito Municipal de Picos, Gil Paraibano, em prol dos fibromiálgicos da cidade.

lançamento oficial aconteceu nesta quarta-feira, 12 de maio. (Foto: Isael Pereira)

Segundo relata o secretário de Saúde, Aldo Gil, foi realizado um levantamento através dos agentes comunitários de saúde e com isso, um total de 33 pessoas já serão contemplados inicialmente com a carteirinha que dá atendimento prioritário e acessibilidade a várias situações, como filas e vagas de estacionamento.

Secretário de Saúde, Aldo Gil. (Foto: Isael Pereira)

“É um esforço multitarefa, não só da Secretaria de Saúde, como também, Trânsito e Assistência Social. Essa parceria geral na administração do Prefeito Gil irá contemplar essas pessoas que são portadores da fibromialgia”, disse o secretário.

A autora do projeto e que consequentemente virou Lei Municipal, a Vereadora Dalva Mocó, afirma que é um momento ímpar. O projeto havia sido criado ainda em 2020 e para ela, ver a execução do mesmo na prática é gratificante.

“Quero parabenizar os Secretários, Aldo, Marinalva e Cristiano e também agradecer ao gestor municipal por ter sancionado a Lei e o Decreto regulamentador, garantindo esse direito aos fibromiálgicos na nossa cidade”, falou a vereadora.

Vereadora Dalva Mocó foi autora do projeto. (Foto: Isael Pereira)

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Picos será a responsável pela emissão das carteirinhas. Marinalva Lima gestora da pasta conta que as carteirinhas serão emitidas através dos CRAS. A Secretária solicita para as pessoas que são portadoras da fibromialgia, que vá aos locais de emissão munidas com as documentações corretas, que podem ser encontradas na Lei Municipal.

“Os nossos CRAS funcionam um na morada nova e outro no Parque de Exposições. Estamos de portas abertas para começarmos os devidos atendimentos. Depois que der entrada, o prazo para a entrega das carteirinhas é de 15 a 30 dias, pois precisamos desse tempo para concluir todo o procedimento. Logo em seguida a gente entra em contato para a pessoa estar buscando sua carteirinha”, explicou a secretária.

Secretaria de Trabalho e Assistência Social será responsável pela emissão das carteirinhas. (Foto: Isael Pereira)

Além das autoridades destacadas acima, também participaram da solenidade de lançamento, os Secretários, Cristiano Portela (Trânsito), Noêmia Marques (Educação), Vereadores Gilson Nunes (Picos) e Henrique (Ipiranga-PI), Tesoureira Virlândia Barros, Fisioterapeuta Samara e a Representante dos Fibromiálgicos de Picos, Darc.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade