ad16
Geral

Casos de dengue no PI caíram 56% em 2013 em relação ao ano de 2012

[ad#336×280]Dados, divulgados nesta sexta-feira (24) pela Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), mostram que os casos notificados de Dengue reduziram em 56% entre os anos de 2013 e 2012. Em 2012 foram registrados 15.840 notificações contra 6.954 do ano seguinte. A diretora de vigilância em saúde da Sesapi, Telma Evangelista, atribui o resultado ao acompanhamento mais próximo dos municípios do interior.

“Monitoramos intensamente o plano de contingência da Dengue em 2013 junto aos municípios, que responderam ao nosso chamado. Não deixamos faltar inseticida para o combate de vetores, o que ajudou bastante também”, explicou.

Supervisores dos programas de Controle de Endemias do Ministério da Saúde e dos Municípios do Território Entre Rios - foto: Ascom
Supervisores dos programas de Controle de Endemias do Ministério da Saúde e dos Municípios do Território Entre Rios – foto: Ascom

Questionada se o fraco período chuvoso em 2013 ajudou na redução, a diretora ressalta que a influência não foi significativa. “Se por um lado tivemos pouca chuva, por outro a população armazenou mais água, portanto, os riscos foram maiores”, afirma.

A redução é ainda maior em 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 23 de janeiro foram notificados 62 casos contra 331 em 2013. Uma queda de 81%.

A dengue é uma doença febril aguda com duração de até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos sintomas, como cefaléia, dor retroorbitária, mialgias, artralgias, prostração ou exantema, associados ou não a hemorragias. A convalescença pode prolongar-se por várias semanas.

Fonte: G1 PI

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade