ad16
AutoPECASonline24.pt
CidadeGeral

CEIR Móvel inicia atendimentos em Picos

Raquel Brito, coordenadora do CEIR Móvel

A equipe responsável pelos atendimentos do CEIR Móvel já está em Picos e realiza durante toda essa semana a primeira etapa do projeto que vem distribuindo, em todo o Estado, produtos ortopédicos e meios auxiliares de locomoção a pessoas com necessidades especiais.

Ao logo dos próximos dias, o público será recebido no Centro de Reabilitação anexo ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL) para dar início aos procedimentos para posterior confecção de aparelhos auxiliares como cadeiras de roda e cadeiras de banho, além de órteses e próteses.

Segundo Raquel Brito, coordenadora do CEIR Móvel, a expectativa é que em Picos o número de atendimentos supere a marca registrada nas cinco cidades que já foram visitadas até agora (Água Branca, Piracuruca, Paulistana e Piripiri). “Achamos que o número de atendimentos em Picos será bem superior, isso pela capacidade física do município e também pelas microrregiões”, comenta.

Os municípios de Dom Expedito Lopes, Bocaina, Sussuapara, Santa Cruz do Piauí e Alegrete também serão atendimentos pela Unidade Móvel instalada em Picos.

Unidade do Ceir Móvel em Picos
Unidade do Ceir Móvel em Picos

O Estado a serviço da população

O programa CEIR Móvel é uma idealização do Centro Integrado de Reabilitação – CEIR. Sua concepção partiu de superintendentes que reconheciam a deficiência dos municípios ao encaminhar a quantidade de pacientes com dificuldade de locomoção, conforme explica a coordenadora.

O trabalho foi iniciado em agosto de 2011 e nos últimos sete meses estima-se que mais de dois mil aparelhos auxiliares tenham sido distribuídos entre a população piauiense.

“É muito gratificante você ver, durante a entrega, a felicidade de um pai, uma mãe ou mesmo uma pessoa que está recebendo um aparelho que ele talvez imaginasse que jamais poderia comprar, ou talvez não soubesse como receber do próprio Estado”, destaca Raquel.

Durante toda essa semana a equipe, composta por profissionais do Centro Integrado de Reabilitação irá retirar medidas para a fabricação de produtos ortopédicos e moldes para confecção de próteses e órteses. Os interessados também poderão requisitar produtos como calçados para pés diabéticos, cadeira de banho, bengalas, andadores, coletes e calçados ortopédicos – tudo sob medida para cada paciente.

O projeto é realizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) em parceria com os municípios. Os recursos são provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade