Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

CEIR Móvel irá realizar atendimentos em Picos

CEIR Móvel - Foto: Reprodução

O Governo do Estado do Piauí está descentralizando o atendimento do Centro Integrado de Reabilitação – CEIR, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a inclusão social da pessoa com deficiência em todo o Estado.

A cidade de Picos irá receber no período de 27 de fevereiro a 01 de março o CEIR Móvel, que irá realizar através de uma equipe de profissionais de Teresina vários atendimentos para disponibilizar órteses, próteses ou cadeira de rodas para quem necessitar.

Além de Picos, as pessoas que tem alguma deficiência e que residem nas cidades de Alegrete do Piauí, de Bocaina, de Dom Expedito, de Santa Cruz e de Sussuapara poderão ser atendidas durante os 04 dias pelo o CEIR Móvel.

Para viabilizar o atendimento do CEIR Móvel em Picos, foi realizada na tarde da última terça-feira (31) uma reunião no auditório do Picos Hotel com representantes das cidades e com os Agentes Comunitários de Saúde da secretaria municipal de Saúde de Picos.

A coordenadora do CEIR Móvel, Raquel Brito, ressaltou durante a reunião que nos dias de trabalho em Picos, a equipe irá anotar as medidas das pessoas que necessitam de órteses e próteses, além de outros meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, bengalas, andadores, coletes e calçados ortopédicos. E lembrou que para receber o atendimento é necessário estar com o processo de atendimento em mãos.

Raquel Brito explicou ainda que o repasse das informações será feito ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Num prazo de aproximadamente 50 dias nós retornaremos ao município para entregar os produtos aos pacientes”, afirmou a coordenadora.

Para receber o atendimento do CEIR Móvel é preciso procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer uma consulta com o médico do PSF ou credenciado pelo o SUS. Havendo indicação, o médico irá prescrever, em formulário do SUS, o tipo de equipamento necessário. Deve ser ainda ser anexado a prescrição do médico, os seguintes documentos: CPF e RG, Cartão do SUS, comprovante de residência com CEP e telefone para contato. Toda documentação deve ser entregue na secretaria de saúde do município.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Hildegardes Medeiros, o momento será oportuno para beneficiar mais pessoas que necessitam de atendimento do CEIR. “Nós já realizamos esse trabalho através do Serviço Social da Secretaria de Saúde e conseguimos atingir nossa meta em 2011, no período de julho a dezembro do ano passado, fizemos cerca de 750 atendimentos diversos da assistência social da secretaria,” afirmou a secretaria.

Implantado no dia 2 de agosto de 2011, o CEIR Móvel objetiva descentralizar e interiorizar os serviços oferecidos pela Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação, medindo, produzindo e entregando os equipamentos ortopédicos na região onde pessoas com deficiência física e/ou motora moram, desobrigando o deslocamento para Teresina a fim de serem contemplada com o benefício.

Sair da versão mobile