ad16
GeralTodas as Notícias

Cerca de 300 pessoas no Piauí tomaram três e até mais doses da vacina contra Covid-19

É o que aponta estudo realizado pela Universidade Federal do Alagoas

De acordo com os dados apurados  através do Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e divulgados através da Globonews, cerca de 29,5 mil pessoas em todos os estados brasileiros tomaram três ou mais doses da vacina contra o novo coronavírus.

Destes, 27 mil tomaram vacinas de laboratórios diferentes e 2,5 mil com o mesmo imunizante. No Piauí, ainda de acordo com o estudo da Ufal, a estimativa é que, em média, 300 pessoas tenham recebido a dose extra do imunizante (três ou até mais doses). O que, vale ressaltar, não é recomendado por especialistas.

Pelo menos 300 piauienses tomaram mais de duas doses da vacina, aponta estudo (Foto: Reprodução)

O QUE DIZ A SESAPI

A equipe de reportagem do OitoMeia entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). Foi informado apenas que um levantamento está sendo feito, porém só irão se pronunciar de forma oficial após a conclusão da apuração.

Campanhas pedem que as pessoas tomem as suas respectivas segunda dose da vacina
(Foto: Reprodução)

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS:

O coordenador da pesquisa da Ufal, Krerley Oliveira, afirmou em entrevista na Globonews, que é um alto número em todo o Brasil. Aponta que foram checados dados de pessoas que vacinaram em dias e lugares diferentes, levando em consideração data de nascimento e o sexo de cada pessoa. “Não é um erro simples de informação no sistema, são dados preocupantes e precisam ser analisados”. O infectologista Nayro Ferreira destaca que os médicos não recomendam superar a dose recomendada por cada fabricante das vacinas e muito menos misturar as tecnologias de cada imunizante.

“No momento no Brasil não há nenhuma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que se faça três doses das vacinas disponíveis. É um risco muito grande fazer essa aplicação sem a orientação do fabricante ou da Anvisa. Pode acontecer reações reações hiper imunes, as reações adversas podem ser mais graves. Vale lembrar que a mistura de vacinas também é um risco, pois não há estudos suficientes”, afirmou o médico.

Médico infectologista Nayro Ferreira. (Foto: Reprodução)

DADOS DO VACINÔMETRO NO PIAUÍ

De acordo com os últimos dados do Vacinômetro, plataforma digital do Governo do Estado para acompanhamento da vacinação no Piauí, até o momento 1.080.007 pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 11.612 tomaram a dose única. A cobertura vacinal do estado para a primeira dose está em 32,91% e a porcentagem dos completamente imunizados está em 11,48%.

O número de casos tem diminuído por dia. Foi registrado um decréscimo no número de óbitos por Covid-19, segundo levantamento do Consórcio Nacional de Imprensa. A queda nas mortes pela doença nas últimas duas semanas foi de 54%. Nas últimas 34h, foram registrados, no Piauí, 778 casos confirmados e nove óbitos por Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta terça-feira (6). O Piauí atualmente possui 299,8 mil casos confirmados e 6,6 mil mortes.

OitoMeia

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade