O cenário climático no sertão piauiense começa a mudar, a vegetação seca passa a dar cor ainda que timidamente ao verde em decorrência das chuvas que começaram a cair. Desde a última sexta-feira (13) na cidade de Picos e macrorregião, as chuvas passageiras e em áreas isoladas se iniciaram trazendo um pouco de esperança aos agricultores que já estavam preocupados com o longo período de estiagem.
De acordo com o meteorologista, Eugênio Lopes, estas chuvas se caracterizam como as primeiras da temporada, e ainda não é o indício de que o inverno chegou. “Estas chuvas que começam a chegar em nossa região são as primeiras da temporada, ainda não indica o inverno. No entanto, as mesmas devem se manter com intensidade fraca e moderada”, afirma o meteorologista.
Eugênio Lopes ainda disse que as chuvas de maior intensidade devem ocorrer no final de dezembro caracterizando o início dos temporais de inverno. Há previsões de que no decorrer das comemorações de final de ano – Natal e Réveillon possa também chover.