ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
EsporteGeral

Ciclista piauiense busca vitória no Picos Pro Race

[ad#336×280]Últimos dias para as inscrições visando o primeiro desafio de mountain bike da temporada no Sul do Estado. O Picos Pro Race levará aproximadamente 200 atletas para a terra do mel. A prova de mountain bike acontece no próximo domingo, dia 06 de outubro, e será etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike, evento homologado pela Federação de Ciclismo do Piauí – FCICLOPI. Já estão inscritos mais de 150 atletas de quatros estados: Piauí, Maranhão, Ceará e de Pernambuco. A premiação será troféus e também em dinheiro, no valor de R$ 6 mil.

O diretor geral do evento, Daniel Freitas, que é atleta de Picos, avisa que os participantes deverão participar do congresso técnico, no dia anterior, 05 de outubro, no restaurante Rei do Cangaço, bairro Aerolândia, às 20 horas. Lá a diretoria técnica do evento, a cargo de Beto Chaves e Márcio Braz Filho, além do diretor geral, repassarão as informações técnicas da prova e em seguida será feita a entrega de kits. No dia seguinte, aconteceram as vistorias, por volta de 7h30 da manhã, até a largada. A prova terá 55,6 km.

Ernani é o atual campeão cearense de maratona (2013)
Ernani é o atual campeão cearense de maratona (2013)

Competidores de referência não param de garantir vaga. Ernani de Castro Costa, de 42 anos, da cidade de Teresina, é um deles. Ele vai em busca de mais uma vitória para sua galeria, na categoria Master B-1. Atleta dedicado ao esporte, ele tem sido uma máquina de conquistar troféus nos últimos anos. Atualmente, Ernani – que é casado e trabalha como mecânico de bicicleta de competição – é o 3º colocado no Campeonato Brasileiro XCO – modalidade de MTB estilo circuito olímpico da CBC.

Mas o atleta só está nesta posição porque deixou de participar de uma etapa, puramente por falta de recursos financeiros para bancar as despesas, pois chegou a liderar o campeonato até então. “Foi uma etapa em Minas Gerais, no mês de agosto, não tinha dinheiro para a viagem. É lamentável, sabe, vejo isso como falta de incentivo do meu Estado, pois estou correndo por minha conta e com a ajuda de dois amigos”, desabafa o atleta.

Títulos mesmo não faltam a esse herói da resistências. Ernani é o atual campeão cearense de maratona (2013). Venceu todas as etapas do campeonato piauiense de MTB dessa temporada e só não participou de outras duas por choque de datas com provas do Brasileiro de XCO; este ano, venceu a Copa Nordeste, em Teresina, e a Copa Norte e Nordeste de MTB, em Maranguape, Ceará. É tricampeão do Rally Cerapió – Piocerá, títulos em 2004, 2011 e 2012. No Piocerá 2013, com bicicleta nova, ficou em 4º lugar, na Over-40.

Para o Picos Pro Race, quem pensa que o atleta vai chegar na cidade somente na véspera da prova, ledo engano. No último final de semana, a fera já fez altas pedaladas em região próxima a Picos, para sentir o clima e as características do terreno. “Essa prova de Picos é muito importante para mim, mas também servirá de treino para o Desafio Internacional de Ciclismo, em Arapiraca, Alagoas, dias 9 e 10 de novembro, prova que em um dia só terá 220 quilômetros”, frisou.

Assim que a etapa de Picos terminar, enquanto todos embarcarem suas bikes nas caçambas dos carros, Ernani fará diferente. Vai voltar para Teresina pedalando, porque treinar e competir são suas maiores alegrias. “Vou pedalando até Passagem Franca, ou seja, vou rodas mais de 200 quilômetros”. Recentemente, a fera disputou a Copa Gaz, em Tianguá, nas serras cearenses, e, claro, foi campeão. Cansaço? Nem pensar, ele voltou para Teresina pedalando também. Triste mesmo é só a falta de um patrocínio. “Estou fazendo projeto para tentar apoio para o próximo ano. Vou continuar tentando até conquistar meu espaço”, porque atleta que é atleta não desiste jamais.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade