Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Cidade de Alegrete afetada por enxurrada decreta emergência por conta da seca

[ad#336×280]A cidade de Alegrete do Piauí, após decretar estado de calamidade por ter sofrido com uma enchente no início deste ano, decretou situação de emergência por conta da forte estiagem que afeta todo o Nordeste. O reconhecimento foi feito pelo Ministério da Integração Nacional nesta segunda-feira (02), informa o presidente da Associação dos Municípios Piauienses (APPM), Arinaldo Leal.

O número de municípios que já decretaram situação de emergência por conta das chuvas e da seca chegou a um total de 211 nos Piauí e, 407 solicitações foram reconhecidas. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o número de solicitações é maior do que o de municípios porque alguns foram afetados pela forte chuva, enxurrada e agora pela estiagem.

Destruição em Alegrete
Alegrete do Piauí

Segundo o presidente da APPM, as cidades afetadas e reconhecidas em situação de emergência e/ou calamidade pública estão recebendo ajuda do Governo Federal e da Secretaria Estadual de Defesa Civil. “Os municípios não receberam ajuda financeira, mas contam com ajuda de carros-pipas, cisternas, além de programas do governo”, disse.

O Piauí é o segundo estado que mais tem municípios reconhecidos em situação de emergência e calamidade pública em todo o país. São 211 cidades nesta condição, ficando atrás apenas da Bahia que tem 274.

Fonte: G1 Piauí

Sair da versão mobile