ad16
Aroeira do ItaimBocainaFronteirasGeralMunicípiosVera Mendes

Cidades que tem mais eleitores que habitante pode ter revisão eleitoral

Votação biométrica - Imagem: Divulgação TSE
cidades com mais eleitores que habitantes – Imagem: Divulgação TSE

Quatro cidades da região de Picos estão com mais eleitores que habitante, entre eles Aroeira do Itaim, Bocaina, Floresta do Piauí e Vera Mendes. A situação mais alarmante é do município de Aroeira do Itaim, onde 124,58% da população vota. Em segundo vem Bocaina, onde 120,38% da população são votantes. Logo depois, Floresta do Piauí, onde 101,85% vão às urnas. E por último, Vera Mendes, que possui 100,57%  como votantes.

Em virtude desse alto número de eleitores maior que a população da cidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), pode fazer uma recontagem dos eleitores dessas cidades, como aconteceu em anos anteriores. Segundo Luís Borges Neto, chefe de cartório da 10º zona eleitoral da região de Picos, o tribunal determina uma recontagem para saber se há uma irregularidade. “Tem que ter recontagem dos eleitores para saber se todas as pessoas estão inscritas como eleitores, se tem que algum vínculo no local”, diz.

Luís Borges Neto, chefe de cartório da 10º zona eleitoral-Foto: Romário Mendes

Luís explica ainda o motivo da cidade de Aroeiras do Itaim possuir mais eleitores que habitantes. Segundo ele,  muitas dessas pessoas moram em Picos e possivelmente trabalha, estuda ou tem algum imóvel na cidade. “É um direito deeles irem votar lá porque tem seus imóveis, então a justiça só condena se houver alguma irregularidade. O eleitor tem que provar que mora no local ou se tem algum ou pertence senão pode ter o título cancelado”, explica.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade