A partir desta sexta-feira (6), o consumidor de cigarros vai encontrar o produto de algumas marcas mais caro. A empresa Souza Cruz –responsável pelas marcas Derby, Hollywood, Free, Dunhill, Lucky Strike e Vogue– informou que deve haver um aumento médio de 24% para os varejistas.
Essa alta de preço ocorre por conta do novo modelo de cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os cigarros, que deve gerar reajustes nos preços aos varejistas e, consequentemente, repasse para o consumidor.
Além de aumentar o imposto, o governo determinou que, a partir de maio, o valor mínimo do maço do cigarro será de R$ 3.
Segundo a Souza Cruz, a empresa deverá administrar os impactos da medida e repassar aos varejistas um aumento a partir desta sexta.
Nova tributação e preço mínimo de R$ 3
O governo alterou o modelo de cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os cigarros. A nova alíquota reajustada será de aproximadamente 41%.
Com a nova tributação, o governo também definiu um preço mínimo de venda ao consumidor. Sendo assim, o varejista que vender cigarros por um preço inferior a R$ 3 estará sujeito à pena de apreensão do produto e suspensão do direito de venda de cigarros pelo prazo de cinco anos.
Para a Souza Cruz, qualquer tributação de cigarros contribui fortemente para o aumento do comércio ilegal no País. Porém, a empresa afirmou que acredita ser uma iniciativa importante para o combate efetivo da sonegação fiscal.
Fonte: UOL