ConcursosGeral

Cinco atitudes para encarar uma prova de concurso público

anuncio17 UNIFSA
Concurso Público
Foto: Ilustração

O que você deve estabelecer entre a sua preparação para concursos e o maior obstáculo a ser superado: as provas. Você pode ainda não ter refletido sobre isso, mas a verdade é que só elas separam seu esforço da posse no concurso público.

E tal como em um relacionamento com outras pessoas, o seu comportamento deve ser referência para que tudo saia como planejado. O princípio deve ser o básico de todo relacionamento, o respeito. Aprender a respeitar é o maior dos desafios de um relacionamento, pois uma vez estabelecido esse patamar, as demais situações dela se desenvolvem sem maiores complicações.

Vamos então interpretar esse respeito à prova. Em primeiro lugar, respeite o rito da prova, ou seja, veja quais são as regras impostas pelo seu edital e as siga à risca, não sendo este o melhor momento para você demonstrar sua irresignação para com algumas. Elas estão estabelecidas e é certo que os aprovados deverão se submeter a elas, excluídas as que são manifestamente ilegais ou inconstitucionais, interpretação que também não cabe a você.

Em segundo lugar, trate sua prova com carinho, manuseando a mesma com o cuidado que se espera de um documento que irá mudar sua vida. Trabalhos muito rabiscados, amassados e borrados, podem dificultar a transcrição das respostas para o gabarito.

Em terceiro lugar vem o seu posicionamento emocional em relação à prova. Quando você deposita uma carga emocional negativa sobre qualquer atividade ou pessoa, é fato que o seu relacionamento diante de tais situações é consequentemente mais difícil e desagradável do que no trato com as atividades que lhe trazem prazer. Então, ao invés de se programar dizendo que no final de semana você fará aquela porcaria de prova (neurolinguística), passe a dizer que o final de semana lhe aguarda com a prova que irá mudar a sua vida. Vibre positivamente para aquela atividade, interpretando-a como algo bom que lhe trará muita felicidade, afinal, é o passaporte para alguns dos maiores planos de sua vida.

Por fim, torne-se o melhor amigo de suas provas, fazendo delas parte de seu dia a dia, como são seus relacionamentos pessoais. Por isso os simulados são muito importantes para você conhecer o comportamento destas “amigas” e principalmente, habituar-se às horas em que elas pedem sua atenção, motivo pelo qual insisto sempre que os domingos pela manhã devam ser reservados (sempre que possível) à realização de provas…aos poucos você acomoda seu comportamento para que neste dia, sua cabeça esteja pronta para aquele tipo de relacionamento, tornando-o rotineiro.

Enfim, veja sua prova como a (o) mais bela (o) dos namorados com o qual já sonhou um dia. Essa relação de amor irá ajuda-lo consideravelmente na sua postura nos estudos que são necessários para que aquele relacionamento dê certo. É como um efeito dominó!

Bons estudos!

(Fonte: http://www.cursocavalcante.com)

*(Edvarton Cavalcante, professor do Colégio São Lucas ,do IMH e diretor do Curso Cavalcante. Aprovado na EsSA/2008 e no EspCEX/2008. Graduando em Matemática pela UFPI. Apaixonado por concursos e vestibulares).
Siga o colunista: no TWITTER, no FACEBOOK

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.