Cinco atos de vandalismo comprometem abastecimento de água em Picos, diz Águas do Piauí
A crise no abastecimento de água que tem afetado bairros de Picos nos últimos dias teve como agravante uma série de atos criminosos denunciados pela Águas do Piauí. De acordo com a concessionária, ao menos cinco episódios de vandalismo foram registrados em diferentes pontos da cidade entre os dias 12 e 24 de junho, causando prejuízos à rede de captação e distribuição.
O caso mais grave ocorreu no bairro Louzinho Monteiro, no dia 12, quando um incêndio provocado destruiu a estrutura hidráulica e elétrica de um poço de abastecimento. Desde então, outras ocorrências foram notificadas, como o furto de cabos e o desligamento clandestino de registros, o que afetou diretamente o fornecimento no bairro Morada do Sol, onde moradores ficaram até cinco dias sem água na torneira.
A gerente executiva da Águas do Piauí para a região do semiárido, Flávia Miranda, explicou que as ações criminosas desestabilizam o sistema e geram atrasos na recuperação do serviço. “Cada vez que há furto de fiação ou manipulação indevida, os poços param de funcionar e isso exige manutenção complexa. A retomada do abastecimento é sempre gradual, o que intensifica o impacto para a população”, afirmou em entrevista à imprensa local.
As ocorrências já foram denunciadas à Polícia Civil e boletins de ocorrência foram registrados. A empresa também aguarda providências das autoridades para reforço na segurança das áreas operacionais. A prefeitura de Picos, procurada para comentar o caso, ainda não se manifestou sobre eventuais medidas de apoio no enfrentamento às ações de vandalismo.
Enquanto isso, moradores afetados seguem cobrando uma resposta rápida das instituições. “É um absurdo a gente pagar por um serviço e, por causa de criminosos, ficar sem água dias seguidos. Esperamos que identifiquem os responsáveis”, disse uma moradora do Morada do Sol.