ad16
DestaquesPolíticaTodas as Notícias

Ciro Nogueira toma posse com missão de melhorar diálogo entre Bolsonaro e o Congresso

Posse de Ciro Nogueira na Casa Civil acontece às 16h00 e será transmitida pela TV Brasil.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) toma posse nesta quarta-feira (4), às 16h, como novo ministro-chefe da Casa Civil com a missão de melhorar a relação do presidente Jair Bolsonaro com o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal). 

Em meio a embates políticos entre o Palácio do Planalto, Câmara e Senado, o senador terá que articular a aprovação de matérias e reformas, protegendo o presidente Bolsonaro dos inúmeros pedidos de impeachment que foram protocolados na Câmara Federal. 

Piauiense, Ciro Nogueira tem bom trânsito em Brasília por ter passado 16 anos na Câmara e outros 10 anos no Senado. Já integrou a mesa diretória por vários mandatos e conhece bem as duas casas. 

Um dos primeiros confrontos que Ciro Nogueira vai enfrentar será a reforma do código eleitoral, o projeto de privatizações e o novo programa social que será lançado pelo governo federal.

Líder do Centrão, bloco formado por vários partidos que compõe a base do governo Bolsonaro, Ciro já se licenciou do cargo de presidente Nacional do Progressistas, e hoje é um dos mais próximos políticos junto a Bolsonaro. 

Liderar oposição no estado
Ao tomar posse hoje na Casa Civil, Ciro Nogueira se distancia da possibilidade de ser candidato a governador em 2022. No entanto, tem revelado que vai liderar o bloco de oposição contra o governo Wellington Dias (PT).

Posse
Devido à pandemia, a assessoria de Ciro informou que o número de convidados para a posse será limitado. Prefeitos, amigos, correligionários foram convidados para a posse presencial. Haverá transmissão online pela TV Brasil.

Veja perfil  

Ciro Nogueira é empresário, graduado em Direito pela PUC do Rio de Janeiro. Piauiense, nasceu em 21 de novembro de 1968. É o atual ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República.

Ingressou na política ainda na juventude. Aos 26 anos, foi eleito deputado federal pela primeira vez e ocupou o cargo por quatro mandatos consecutivos, entre os anos de 1995 e 2010.

Em 2021, foi eleito para representar o estado no Senado, sendo reeleito em 2018.

Foi presidente nacional do Progressistas (antigo Partido Progressista-PP), um dos maiores partidos do Brasil entre 2013 e 2021, licenciando-se do cargo para assumir a chefia da Casa Civil da Presidência da República em julho de 2021.

Por seu trabalho no parlamento brasileiro, Ciro Nogueira esteve por vários anos na lista dos “Cabeças do Congresso”, que classifica os 100 parlamentares mais influentes do País.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade