ad16
DestaquesTodas as Notícias

CLISAM atende 6.570 usuários de janeiro a junho de 2019

Os serviços de especialidades funcionam de 07h ás 12h, de segunda a sexta-feira.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Clínica Integrada da Saúde da Mulher (CLISAM), assiste as mulheres de Picos e dos 43 municípios do Vale do Guaribas de segunda a quinta-feira, com atendimentos ginecológicos e obstétricos, em média e alta complexidade.

Por mês, a CLISAM realiza cerca de 400 eletrocardiogramas, 200 consultas ginecológicas, 32 procedimentos de colposcopia, de 3 a 4 coletas de biópsia, 200 consultas ortopédicas, 180 consultas cardiológicas e 80 serviços de nefrologia, totalizando 6.570 atendimentos de janeiro a junho de 2019.

Clínica Integrada da Saúde da Mulher – Foto: Ascom SMS

“É importante a conscientização das pessoas de que a CLISAM não é um serviço de baixa complexidade e sim de média e alta complexidade, então é preciso fazer um fortalecimento das atenções básicas de cada município para que não estejam referenciando de forma errada, pois sobrecarrega o sistema”, disse a Coordenadora da CLISAM, Viviane de Araújo Bezerra.

Coordenadora da CLISAM, Viviane de Araújo Bezerra – Foto: Ascom SMS

O usuário é atendido em toda sua complexidade na Atenção Básica, então a partir do momento em que a enfermagem, a medicina e a equipe do NASF detectam alterações mais complexas que não são possíveis resolver na própria Atenção Básica então eles fazem o referenciamento para a CLISAM, que é mais específico e direcionado principalmente a gestante de alto risco.

A CLISAM conta com o atendimento de ginecologistas, mas também está disponibilizada para atendimentos de outras especialidades que ocorrem no turno da manhã, como cardiologia, ortopedia e nefrologia, além da realização de exames de eletrocardiogramas.

As marcações são realizadas na central de marcação na sede da SMS e o paciente tem que apresentar os consolidados encaminhados pela Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Os serviços de especialidades funcionam de 07h ás 12h, de segunda a sexta-feira. Os serviços de ginecologia obstetrícia funcionam das 13h às 17h, de segunda a quinta-feira. A CLISAM está localizada na Rua Marcos Parente, n. 590, centro de Picos.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade