ad16
ItainópolisMunicípiosTodas as Notícias

CMDI de Itainópolis realiza ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A atividade foi realizada por alguns membros do conselho, como: Elizanne Coelho (Presidente do CMDI), Regia Mônica (Vice-Presidente do CMDI) e Vanessa Ibiapino( Secretária Executiva do CMDI).

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) do município de Itainópolis realizou na manhã da última terça-feira, dia 15 de junho, uma ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A atividade foi realizada por alguns membros do conselho, como: Elizanne Coelho (Presidente do CMDI), Regia Mônica (Vice-Presidente do CMDI) e Vanessa Ibiapino( Secretária Executiva do CMDI).

Com temas sobre a prioridade dos idosos nas filas e como fazer a denúncia da Violência quando houver, entre outras informações, foi realizada uma colagem de cartazes informativos.  

Está é uma data importante para que o assunto esteja em evidência pois, devido estarmos vivenciando um contexto de pandemia, os idosos tendem a ficarem a maior parte do tempo em suas residências. Portanto, é necessário despertar cada vez mais na sociedade o respeito para com os idosos e também a busca pela denúncia quando os direitos deles estão sendo violados.

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa, e o dia 15 foi escolhido para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi criada em 2006, pela Organização das Nações Unidos (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa. É período de maior reflexão para que juntos possamos vencer este grande mal que vem assolando os idosos, o aumento expressivo do número de denúncias desde o ano de 2020 com o início da crise sanitária.

O objetivo da campanha é despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, em especial neste período.

Assim, após a colagem dos cartazes, ainda no período da manhã, a presidente e secretária do CMDI participaram de momento na rádio onde abordaram sobre o Conselho do Idoso, destacaram sua importância, funcionamento e localização para os ouvintes assim como expuseram sobre o Estatuto do Idoso trazendo sobre relevância destacando os principais artigos no que tange as violências contra o idoso com ênfase nas penalidades, essa foi uma forma para obter uma ampla divulgação de informações para a zona urbana e  rural do Município.

O Conselho Municipal do Idoso contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de Itainópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como objetivo principal zelar pelo bem-estar físico e emocional dos idosos do nosso município.

Portal Notícias do 75

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade