ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

CNH vai ter mudanças visuais e adaptações, revela Contran

O Conselho Nacional de Trânsito ( Contran ) acaba de publicar a resolução nº 886 no dia 13 de dezembro, que revela o novo desenho da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O novo visual começará a ser emitido a partir de 1º de junho de 2022, a medida que os condutores vão renovando ou emitindo a segunda via. Portanto, não é obrigatória a substituição da atual para a nova. 

Além disso, o governo já se posiciona de maneira contrária em relação à proposta do novo formato de CNH, onde o condutor levaria consigo um cartão de plástico contendo um chip de identificação. Logo, o documento continuará em forma de papel impresso. A única tecnologia mais recente aliada à CNH è o QR Code, que seguirá em uso. 

Por outro lado, algumas ideias mais recentes estão mantidas para a nova CNH . Entre elas, uma tabela com desenhos dos veículos que o motorista pode conduzir, além da possibilidade de se receber alterações nos códigos para seguir o padrão internacional. 

Nova CNH para 2022 será emitida para os que precisarem de segunda via, os recém habilitados e quem renovou a carteira - Foto: DivulgaçãoNova CNH para 2022 será emitida para os que precisarem de segunda via, os recém habilitados e quem renovou a carteira – Foto: Divulgação

Outra das novidades é adição de uma letra “P” para permissão para dirigir ou “D” para CNH definitiva, unificando o design do documento – inclusive para a “Autorização para Conduzir Ciclomotores”.

Como a Lei 14071/20 determina, o motorista pode optar por ter a CNH somente no formato digital, utilizando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – embora não seja mais obrigatório portar o documento quando for dirigir.

Meio Norte

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.