DestaquesSaúdeTodas as Notícias

COE estadual recomenda volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no Piauí

Segundo o secretário de saúde, governo deve decretar o retorno da medida de segurança ainda nesta terça-feira (14).

anuncio17 UNIFSA

O Comitê de Operações Emergenciais do Estado do Piauí (COE) decidiu, em reunião na noite de segunda-feira (13), recomendar ao governo estadual que decrete a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. De acordo com o secretário de Saúde, Néris Júnior, um decreto com as recomendações do comitê deve ser publicado ainda nesta terça (14), no Diário Oficial. As informações são do G1 Piauí.

Além do retorno do item de segurança, o COE estadual recomendou outras medidas para contenção dos casos de Covid-19, como o envio de testes para municípios, reforço do programa Busca Ativa e orientações às instituições de ensino para o isolamento de alunos e profissionais com a infecção.

“Discutimos essas orientações como medida de contenção do avanço da Covid, que vem apresentando uma alta nos casos em todo o país. Ficou acordada a volta da obrigatoriedade das máscaras em locais fechados, além dessas outras determinações”, disse o secretário.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde (Sesapi), foram liberados mais 30 mil testes para Teresina. Além das medidas, Néris Júnior reforçou a necessidade do esquema vacinal completo.

No estado, a vacina em primeira e segunda dose está liberada para toda população acima de cinco anos de idade, a primeira dose do reforço para os indivíduos a partir de 12 anos, que receberam a segunda dose há quatro meses ou mais e também a segunda dose do reforço para aqueles acima de 18 anos de idade, que tomaram o primeiro reforço, há quatro meses ou mais.

“Nós queremos lembrar a todo momento a nossa população do Piauí, que a vacina é a principal arma para combater do vírus e suas complicações. Então você, que está com suas doses atrasadas, procurem os postos de saúde, que atualize a sua caderneta de vacinação, pois só assim poderemos vencer juntos a Covid”, declarou o secretário de saúde.

Uso de máscara em Teresina

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), assinou decreto, na segunda (13), que determina a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em locais públicos ou privados que prestem serviços na área de saúde.

O decreto recomenda o uso de máscara nos locais de grande aglomeração de pessoas, sendo estes abertos ou fechados. Também é recomendável o uso do equipamento de proteção individual nos ambientes fechados em que tenha ocorrido, pelo menos, um caso de Covid-19 entre até 500 pessoas em uma semana, incluindo escolas, estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços, sejam eles públicos ou privados.

Fim da obrigatoriedade

O uso de máscaras tornou-se obrigatório no Piauí em 22 de abril de 2020, com um decreto que obrigou o uso em locais abertos e fechados.

O uso permaneceu obrigatório até 12 de abril de 2022, após algumas mudanças nas regras, o estado flexibilizou de vez uso de máscaras em locais fechados.

A condição era de que as cidades tivessem pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço. Em Teresina, o uso já não era obrigatório desde 24 de março.

O uso continuou obrigatório para idosos e pessoas imunossuprimidas, em qualquer ambiente; em unidades / consultórios / estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes;

E em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.

Aumento de casos

O Brasil registrou, entre domingo (12) e segunda (13), 53 mortes por Covid-19, totalizando 668.230 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 161, o maior valor desde 7 de abril.

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de 46%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença pelo quarto dia seguido. No Piauí, foram confirmados 18 novos casos e nenhum óbito pela doença em 24 horas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.