Geral

Colégio Machado de Assis e Instituto Incentivo comemoram a Páscoa

anuncio17 UNIFSA
Colégio Machado de Assis e Instituto Incentivo comemoram a Páscoa - Foto: Genilson Rodrigues

Nesta terça-feira (03) os estudantes do Colégio Machado de Assis e o Instituto Incentivo, juntamente com o demais profissionais que fazem as duas instituições, comemoram a Páscoa e foram presenteados pelo Diretor Professor Machado, com ovos de chocolate.

Os alunos do Instituto Incentivo (Ensino Infantil) realizaram apresentações artísticas nos turnos manhã e tarde e ganharam ovos de chocolate. Os estudantes do Ensino Médio também foram surpreendidos com ovos de páscoa entregues pelo diretor Professor Machado.

No início da noite foi realizada reunião de pais dos estudantes do 5º, 6º e 7º ano, e mestres com a presença do diretor, professor Machado.

Sobre a Páscoa
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pessach, cujo significado é passagem.

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 A.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

Colégio Machado de Assis e Instituto Incentivo comemoram a Páscoa - Foto: Genilson Rodrigues

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova.

Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.