Com poucas doações, Hemopi faz campanha para garantir estoque de sangue no Carnaval
- O Hemopi enfrenta uma redução significativa no estoque de sangue devido às férias de janeiro, período em que a rede estudantil, principal doadora, se ausenta, somada à antecipação do carnaval para o mês de fevereiro.
- Para contornar o déficit, a coordenadora Ana Paula Batista aposta na fidelidade do terceiro BEC, que realiza doações nesta quarta-feira, e na chegada inédita de uma caravana do município de São Julião na próxima quinta-feira, dia vinte.
- A instituição promove na quinta-feira o Dia D de Carnaval, evento festivo das oito e meia às dez horas que une a doação de sangue a atividades comemorativas, visando sensibilizar a população regional sobre a importância solidária do ato.
Todos os anos ocorre a preparação para a recepção dos doadores em ritmo de carnaval, porém este ano, ao contrário dos demais, o carnaval vai ser no mês de fevereiro, o que de certa forma atrapalhou o processo de armazenamento. Por janeiro ser mês de férias, ocorre uma evasão dos maiores doadores, que é a rede estudantil, assim o nível de doações acabou diminuindo.

A Coordenadora de Serviço Social, Ana Paula Batista, está esperançosa em relação a campanha de carnaval desde ano, pois apesar de não ter os estudantes, o 3º BEC, que já faz doações constantes, estará nesta quarta-feira no Hemopi realizando novas doações e assim contribuindo com o estoque. Como também estarão recebendo nesta quinta-feira, 20, uma caravana da cidade de São Julião, pela primeira vez.
Nesta quinta-feira também ocorrerá o dia D de Carnaval, que vai ter início a partir das 8h30min e irá até as 10h, contando como o bloquinho de carnaval da Hemopi, onde o doador fará a doação, brinca de carnaval e logo após terá um lanche.

“É preciso trabalhar a sensibilização no ato de doar sangue, que é um ato de solidariedade e amor ao próximo e pode chegar a salvar até 4 vidas”, afirmou Ana Paula. Fazendo, assim, o convite a população picoense e da região que poder ir ao Hemocentro fazer doações.
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
