ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

Começam estudos para implantação do ‘Água para Todos’ na região de Picos

Projeto Água para Todos
Projeto Água para Todos

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) visitaram os municípios de Acauã, Bocaina, Santo Antônio de Lisboa, Picos e Oeiras para conhecer experiências similares às que serão implantadas pelo programa Água para Todos no Piauí. No grupo estavam coordenadores, assessores, técnicos das sete superintendências regionais do órgão.

O Água para Todos, lançado este ano pela presidente Dilma Roussef, pretende instalar ainda este ano 343 mil cisternas para o consumo humano e 24,2 mil equipamentos hídricos para produção no Nordeste. No Piauí, serão beneficiadas 34 mil famílias, cerca de 160 mil pessoas.

Em Acauã, a equipe conheceu duas pequenas barragens de acumulação que já vem sendo utilizada pela população. Além disso, visitou uma cisterna de produção com 52 mil litros e uma barragem subterrânea que atende a uma família que cultiva beterraba, cenoura, batata, milho e feijão. O reservatório também fornece água para consumo doméstico, retirada de um poço raso escavado junto à barragem.

Em Picos, os técnicos visitaram um sistema de abastecimento de água implantado pela Codevasf, composto por poço tubular profundo, chafariz e 39 ligações domiciliares. Como parte da programação, esteve ainda nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), conhecendo plantios, indústrias de processamento de caju e cajuína no município de Santo Antônio de Lisboa. Em Bocaina, conheceram o projeto de piscicultura com 500 tanques-rede, administrado pela Cooperativa dos Aquicultores da Microrregião de Picos.

Já no município de Oeiras, a equipe da Codevasf conheceu os kits de irrigação familiar, mais uma experiência que vem dando certo no Piauí. Com possibilidade de irrigar a partir de 500m² de área, o kit possibilita ao pequeno agricultor uma fonte de renda garantida em seu quintal. No município, são cerca de 200 kits implantados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade