ad16
AutoPECASonline24.pt
BocainaDestaquesGeralMunicípiosTodas as Notícias

Comissão Gestora da Barragem de Bocaina irá se reunir na quinta (9)

Tendo em vista as condições do baixo volume de água da Barragem de Bocaina, localizada no sul do Piauí, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) convocou para a próxima quinta-feira (9), uma reunião com os membros da comissão gestora do açude, formada por prefeitos e representantes de entidades e sociedade civil. O encontro será realizado a partir das 9h, no auditório do Sebrae, em Picos.

A barragem tem capacidade para 106 milhões de metros cúbicos de água e abastece, além da cidade de Bocaina, os municípios de Sussuapara e Picos. Porém, devido à estiagem registrada nos últimos dois anos, ela está apenas com 22% de sua capacidade, o que vem afetando a agricultura e projeto de piscicultura desenvolvido na região e também a oferta de água para consumo humano.

Barragem de Bocaina recebeu 10 milhões de metros cúbicos de água em duas semanas (Foto: Gil Oliveira/ G1)
Barragem de Bocaina  – Foto: Gil Oliveira/ G1 PI

“Recebemos o pedido de usuários da barragem para tomar uma decisão com relação ao baixo nível do açude. A recomendação da Agência Nacional de Águas (ANA), órgão do Governo Federal que gerencia os recursos hídricos no país, é que possamos aumentar a vazão de água da barragem. Temos que conscientizar também a população das cidades abastecidas pela Barragem de Bocaina quanto ao uso racional do recurso”, afirma o Superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra.

Na última reunião realizada que contou com a participação da Semar, ANA, Dnocs e Comissão Gestora do Açude de Bocaina, ficou determinado que todos os usuários de irrigação estariam autorizados a captar no máximo durante 4 h/dia, durante 12 dias/mês, totalizando 48 horas/mês. Os usuários localizados nos municípios de Bocaina e Sussuapara foram autorizados a captar nas manhãs de quinta-feira até sábado. Os usuários localizados no município de Picos foram autorizados a captar nas manhãs de domingo até quarta-feira, no horário dentre às 7h e 11h. Na reunião desta quinta-feira (9), novas regras serão determinadas.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade