ad16
DestaquesTodas as Notícias

Comitê Intersetorial se reúne e traça Plano de Contingência de Combate ao mosquito Aedes Aegypti

Na tarde desta quarta-feira, 20 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos, juntamente com a Vigilância Epidemiológica realizaram uma reunião intersetorial com representantes de algumas outras Secretarias do Município para discutirem um Plano de Contingência de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é responsável pela transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Durante a reunião os membros do comitê intersetorial expuseram diversas propostas, que objetivam intensificar ações de combate e monitoramento ao vetor Aedes Aegypti, e aumenta mais ainda ações de comunicação e mobilização para que as pessoas possam se conscientizar.

Na oportunidade, a Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, falou sobre a reunião e a criação do comitê intersetorial para combater os casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus na cidade.

“Os casos de Dengue e Chikungunya estão bem elevados no município e isso nos preocupa, levando em consideração isso, notamos a necessidade de criar o comitê, porque somente a Secretaria de Saúde não está dando conta do problema, então estamos juntados forças com as Secretárias de Meio Ambiente, Agricultura, Serviços Públicos, Educação, Assistência Social e Conselho Municipal de Saúde para fazemos uma campanha conjunta, para que possamos mobilizar a população, e eles entendam que tudo começa com os cuidados dentro de casa”, explica a Secretária.

Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil (Foto: Maria Ivonete)

Tatiane Gil, durante sua fala, ainda pediu para que toda a população redobre os cuidados com suas residências, segundo a gestora, os números de casos de Dengue e Chikungunya este ano, estão superiores em relação ao mesmo período no ano passado. “Faço um apelo à população para que todos tenham cuidados em casa. Os casos estão bem superiores aos números do ano passado, no período de janeiro a abril de 2021, o município só teve 5 casos de Chikungunya, esse ano neste mesmo período, a cidade já tem 118 casos. Então notamos que é alarmante, porque os casos iniciaram mais cedo este ano”, ressaltou Tatiane Gil.

Por fim, O Coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, falou sobre as propostas discutidas na reunião. “A gente lançou algumas propostas, que serão voltadas para cada Secretaria que fazem parte do comitê, ficou agendado uma nova reunião, no dia 5 de maio, onde já iniciaremos com um calendário das ações que serão realizadas no município. Algumas das ações que serão realizadas são: mutirões educativos, capina nas ruas, recolhimento de objetos que estão em desuso, para que haja a diminuição dos focos de Dengue na cidade”, finalizou o Coordenador.

Coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana (Foto: Maria Ivonete)

O Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus é composto pelas seguintes Secretarias: Saúde; Educação; Serviços Públicos; Meio Ambiente; Agricultura; Governo e Assistência Social, além das Coordenadorias de Vigilância em Zoonoses; Epidemiológica, Sanitária, Atenção Primária de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde.

Fonte: CCOM- PMP

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.