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Como dar um salto nas vendas via delivery

O consumidor está cada vez mais exigente, e em meio a tantas alternativas já existentes e que estão surgindo no mercado, é possível se destacar positivamente se atentando a detalhes que a maioria ainda não despertou, e essa é sua chance de ser visto e, consequentemente, vender mais!

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Reprodução

Hoje quero ajudar você, microempreendedor, que em meio ao caos e mudanças no comportamento do consumidor por conta da “era pandêmica” acaba tendo dificuldade de manter ou aumentar sua receita. Não se assuste nem se desespere! As pessoas continuam consumindo e buscando boas alternativas de produtos e serviços, basta apenas você tomar alguns cuidados e praticar algumas ações importantes que te ajudarão nessa empreitada desafiadora.

Confira as 7 dicas estratégicas que separei aqui pra ajudar o seu negócio nas vendas via delivery:

1 – Utilize sua principal vitrine: Redes Sociais

Parece óbvio e uma dica clichê, mas ainda assim existem negócios que não se atentaram a isso. A rede social como um todo é sua principal vitrine, e deve ser utilizada como uma ferramenta importantíssima, mas vale ressaltar que seu uso deve ser ponderado e utilizado de forma estratégica, tendo em vista que rede social não deve ser vista como um meio de fazer propaganda, mas sim de gerar relacionamento com pessoas. Portanto, existem vários tipos de conteúdos que devem ser explorados, e jamais apenas catálogos e postagens ‘agressivas’ de vendas.

Dicas de conteúdos: vídeos seus falando sobre determinado produto, dicas voltadas para assuntos de interesse do seu público alvo, curiosidades, memes (humor sempre é uma boa ideia), mostrar bastidores – quem está por trás e como tudo é feito até chegar no seu cliente e por último conteúdos promocionais, que já são mais voltados para vendas em si. Tenha sempre em mente qual objetivo você pretende como cada publicação: se é gerar relacionamento, engajar, fazer as pessoas compartilharem para outras e vender.

2 – Os produtos carro-chefe devem estar em destaque

Tanto os catálogos e cardápios virtuais como impressos devem conter um layout estratégico: deixar os principais produtos em destaque e com frases chamativas e os demais distribuídos com boas fotos, descrições claras e objetivas e preços em vermelho (neuromarketing).

3- Ofereça cupons de desconto

Se você utiliza algum sistema para controle de vendas, é fácil utilizar: basta integrar após escolher a porcentagem. Caso não tenha, você pode disponibilizar através das redes sociais um código que dará direito ao cliente de obter alguma vantagem ao utilizar o cupom. Para organizar a ferramenta, você pode disponibilizar algumas regrinhas, como:

– Válido apenas para retirada;

– Colocar data de validade;

– Pedido mínimo/compra mínima;

– Limite de utilização por cliente.

Utilize essa estratégia com cautela, tendo sua formação de preço bem definida e tomando cuidado para não levar prejuízos.

4- Utilize o Whatsapp com cautela

Nada de fazer grupos para divulgar seus produtos, ok? As pessoas detestam ser adicionadas em grupos sem o devido consentimento, e você vai estar sendo invasivo ao fazer isso.

Utilize listas de transmissão, mas também com cuidado. Evite mandar mensagens todos os dias, para que evite o risco de ter o número bloqueado pelo cliente. Ser chato nunca vai ser uma ação válida para ganhar o carinho e respeito de seus clientes.

Utilize a lista de transmissão para anunciar novidades e novas promoções, e tenha o cardápio ou catálogo disponível na ferramenta disponível no Whatsapp Business.

Outro cuidado imprescindível é responder instantaneamente, sem gargalos na resposta.

5- Personalize e treine seus entregadores

Na maioria das vezes os entregadores são terceirizados e sem vínculo empregatício com sua empresa, mas isso não impede nem tira a sua responsabilidade de treiná-los e garantir que o nome da sua marca seja visto de melhor maneira possível.

Forneça fardamento, adesivos para veículos de entrega e ressalte a importância de uma boa apresentação ao cliente na hora da entrega.

Se houver um mau atendimento ou uma experiência ruim nesse momento, não é o entregador Luíz que vai ser penalizado, é sua empresa. Pense nisso!

6 – Utilize fotografias profissionais

Os consumidores primeiro devoram com os olhos, depois agem para ação da compra. Utilizar boas fotos é uma das principais maneiras de chamar atenção do seu público.

Jamais publique fotos com resolução ruim! Dizem que o feito é melhor que o perfeito, mas nesse caso não se encaixa. Se não puder contratar um profissional fotográfico, confira dicas na internet de como tirar boas fotos, invista em um celular de boa câmera, capriche na iluminação e ambientação.

A missão aqui é despertar o desejo do consumidor, então veja isso como prioridade!

7- Faça cartões fidelidade

Cartão fidelidade é uma excelente forma de induzir o cliente a comprar sempre de você, por saber que logo mais ele terá uma vantagem.

Oferecer vantagem sempre será uma boa maneira de atrair clientes!

Importante que antes de realizar essas ações você tenha mapeado todo o cenário do seu negócio: estudo dos 4P’s (Produto, Preço, Praça, Promoção) e análise SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades) e assim possa fazer planos de ação.

Tudo isso é importante para que seja um princípio de tomadas de decisão. Caso precise de ajuda, conheça nossa Agência de Marketing Ideia7, que realiza desde consultorias até a execução de estratégias de divulgação em mídia on e off-line.

Pronto para executar as dicas? Boas vendas!

Colunista
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