ad16
GeralTodas as Notícias

Como funciona o visto americano para turismo? – Entenda em detalhes!

A grande maioria dos brasileiros que sai do Brasil para morar nos EUA, sai com seu visto de turista.

Como funciona o visto americano para turismo? Quanto tempo é a duração do visto americano para quem utiliza o visto de turismo? Qual é o período de renovação do visto de turismo americano? Posso ficar nos EUA mesmo se meu visto de turismo já tiver vencido? Quanto custa um visto como esses? E o visto de estudante?

A grande maioria dos brasileiros que sai do Brasil para morar nos EUA, sai com seu visto de turista. Esse visto é de longe o mais barato entre todas as opções disponíveis, justamente porque busca “facilitar” a entrada de turistas que podem fomentar a economia norte-americana de uma forma ou de outra.

Colocamos “facilitar” entre aspas, porque é justamente isso que os consulados e embaixadas não fazem, aliás, fazem o contrário. É realmente difícil passar por uma entrevista para retirada de visto, mas quando o de turismo é solicitado, tudo acontece de forma mais calma e tranquila.

Porém, sabemos bem que a grande maioria dos brasileiros que solicita esse tipo de visto, na realidade, vai para trabalhar de forma ilegal, ou seja, de maneira informal, recebendo menos do que um norte-americano receberia, mas muito mais do que qualquer brasileiro formado atuando na área.

Por isso, pensando sobre o assunto, neste conteúdo preparamos informações interessantes sobre o visto para turista, e temos certeza de que todas essas informações serão valiosas para você. Portanto, caso queira saber como funciona o visto americano para turismo, leia conosco até o final. Vamos lá!

Quais são os vistos para os EUA?

  • Tipo B-1 (Negócios);
  • Tipo B-2 (Turismo ou Tratamento Médico);
  • Tipo J-1 (Intercâmbio);
  • Tipo F-1 e Tipo M-1 (Estudantes);
  • Tipo C-1 (Trânsito pelos EUA/Tripulantes);
  • Tipos I, P e R (Categorias Especiais);
  • Tipo H-1B e Tipo O (Especialistas);
  • Tipo L-1 (para executivos, gerentes e pessoas com conhecimento especializado, transferidas para uma filial, subsidiária, afiliada ou matriz nos Estados Unidos);
  • Tipos A-1 e A-2 (para diplomatas ou oficiais de governos estrangeiros);
  • Tipos G (exclusivamente para funcionários de organização internacional em missão oficial);
  • Tipos H-2A e H-2B (para trabalhadores agricultores temporários e trabalhadores temporários);
  • Tipos U-1, U-2 e U-3 (para estrangeiros que foram vítimas de crimes em solo americano);
  • Tipos T-1, T-2 e T-3 (para estrangeiros que foram vítimas do crime de tráfico humano);
  • Tipo E (para comerciantes e investidores);
  • Tipo Q (para participantes de programas de intercâmbio cultural junto a instituições americanas).

Quanto tempo dura o visto para turista?

Acima mencionamos em um tópico separado todos os vistos existentes para quem quer viajar até os EUA. Porém, agora vamos voltar ao foco e explicar a você de forma detalhada como funciona o visto americano para turismo, a começar explicando sobre a duração em meses do visto.

A duração média do visto americano fica entre 3 a 6 meses de duração, mas geralmente o período máximo é concedido. Isso significa que se o seu visto for concedido, você tem o direito de ficar meio ano no país de maneira legal, sem ter que prestar contas ou sofrer com o medo de ser extraditado em algum momento inoportuno.

Quando preciso renovar o visto?

Lembre-se de que o seu visto é de turista, o que significa que você está a passeio pelo país. Solicitar uma renovação de seu visto pode significar receber um grande “não”, afinal, se você é um turista e já ficou seis meses de maneira regular no país, para que desejaria ficar mais (para trabalhar, é óbvio)?.

Porém, é de suma importância que você tente renovar o seu visto assim que ele vencer. Vale ressaltar que você tem um prazo de doze meses a contar da data de vencimento para renová-lo, o que significa mais um ano livre de forma legal dentro do país, desde que comprove que já solicitou uma renovação caso isso seja necessário.

Após este período de doze meses, se você for pego na rua por um policial e estiver com seus documentos vencidos, será extraditado, ou seja, mandado embora para o Brasil e nunca mais poderá voltar aos Estados Unidos por ter violado as leis de imigração, essas que são muito rígidas nos EUA.

Quanto custa um visto para turismo?

Como funciona um visto americano para turismo? Quanto custa um documento como esse? Um visto americano para turismo custa cerca de 160 dólares, sendo a opção mais barata da lista de vistos, que pode chegar até a 420 dólares.

Os 160 dólares do visto de turismo, atualmente, custam cerca de R$750,00 (cotação do dólar a R$4,70 na redação deste artigo), mas pode variar a depender da cotação na data de pagamento.

Como tirar um visto americano para turismo?

Para isso, você deve entrar no formulário digital e preenchê-lo no site oficial do consulado norte-americano no Brasil. Em seguida, deve pagar a taxa no valor que informamos, marcar a data da entrevista em Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro ou São Paulo e aguardar o resultado. Até a próxima!

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.