Por Romário Mendes |Da Redação
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está vendendo milho abaixo do valor de mercado. O programa de incentivos baixou o preço da saca do grão para R$ 18,50, visando o agricultor rural, principalmente aqueles que perderam a safra devido à estiagem na região de Picos.
Segundo o gerente da Conab, Francisco Honorato, para os produtores terem direito à compra do produto é preciso apresentar três documentos: a escritura da terra, certificado de vacina do gado e cópias do CPF e RG. Ainda é necessária a realização de um cadastro, que pode ser feito na própria Conab ou, caso o produtor seja filiado, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “O criador faz o cadastro, vem a Conab, recebe o boleto bancário, paga e vem emitir a nota fiscal e retirar o produto”, explica Honorato.
No momento há poucas sacas de milho disponíveis no depósito da Conab. A demanda do grão é alta e ainda há o atrativo do preço, bem mais barato se comparado ao custo do produto na feira livre e em armazéns do município. “No momento não temos alimentos suficientes para demanda, mas estamos providenciando uma nova remoção para o final de junho e início de julho”, frisa o gerente acrescentando que devem chegar ao órgão nos próximos dias três mil toneladas de milho.
A Conab já tem 1.630 pessoas cadastradas aptas a comprarem milho por R$ 18,50 em Picos e macrorregião, segundo Francisco Honorato. Os agricultores que desejam participar do programa poderão ter acesso a informações detalhadas na sede da Emater, dos sindicatos rurais e da secretaria de Agricultura, onde também poderão ser feitos os cadastros.