ad16
AutoPECASonline24.pt
ConcursosDestaquesTodas as Notícias

Concurso da UFPI tem pelo menos 12 questões copiadas

[ad#336×280]A prova para Assistente Administrativo da UFPI, que aconteceu no dia 1º de junho, está sendo questionada por professores e candidatos por conter pelo menos 12 questões copiadas – somente na parte específica – de outros certames realizados pelo Brasil.

Segundo o professor de concursos, André Sandes, cinco questões foram plagiadas da prova de arquivista da UFRJ, no ano de 2004; três questões já haviam sido aplicadas na prova do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão em 2010; duas questões foram copiadas do concurso para Analista Judiciário do TRT/RS em 2008; uma questão foi retirada de apostilas disponíveis na internet e outra foi copiada da prova do TCU, em 1999.

 Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A prova específica tinha 30 questões, por isso, de acordo com André Sandes, apenas anular aquelas que não são inéditas inviabiliza a competitividade. “O que os candidatos querem é a anulação da prova completa. Alguns planejam entrar com ação no Ministério Público Estadual e no MPU”, disse o professor.

Além de afirmar que os princípios de isonomia, imparcialidade e meritocracia não foram atendidos, visto que parte dos candidatos podem ter conseguido as respostas das questões antes da prova, André Sandes destaca que os elaboradores devem ter recebido pagamento pelo trabalho, que não foi corretamente realizado. “Como as questões foram copiadas, tal pagamento me parece equivocado e deve ser investigado pela instituição, haja vista que os recursos utilizados para a realização do certame são públicos e devem ser tratados com a devida responsabilidade”, disse Sandes.

O professor questiona, ainda, que a Copese – organizadora do concurso – pode ser processada por uso indevido de propriedade intelectual, já que as questões plagiadas não devem ter sido autorizadas pelas bancas organizadoras. A Copese não se pronunciou sobre o caso.

O concurso para Assistente Administrativo da UFPI oferecia 14 vagas para contratação imediata, além de cadastro de reserva.

Jornal O Dia

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade