ad16
Geral

Conferência Regional da Juventude do Vale do Guaribas discute políticas públicas voltadas para jovens

Picos sediou nesta quinta e sexta-feira (22 e 23) a Conferencia Regional da Juventude do Vale do Guaribas. Representantes de 32 municípios estiveram presentes ao Centro de Treinamento Diocesano (CTD) para discutir os novos rumos das políticas públicas direcionadas aos jovens. Evento é uma promoção da Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí e Comissão Estadual Organizadora.

Grupo discute Comunicação e Juventude
Grupo discute Comunicação e Juventude

Com o tema Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos, a conferência pretende identificar as necessidades da juventude de um total de 39 municípios contemplados pelo Vale do Guaribas. Ao todo, a equipe organizadora percorrerá um total de 11 territórios em todo o estado com objetivo de fazer o levantamento das particularidades da juventude de cada região.

Para o presidente da União Municipal dos Estudantes de Teresina, Antonio Fagner, as conferências regionais são um dos pontos altos das políticas públicas direcionas a juventude. “É a partir desses momentos que nós saberemos a verdadeira realidade dos jovens. Com isso é que poderemos elaborar uma plataforma de trabalho que atenda de fato às suas necessidades”, pontua.

Plinio Dumont
Plinio Dumont

Entre as propostas do evento está também identificar que políticas públicas fruto da primeira conferência já foram implantadas no estado. “Além de discutir o texto base da Conferência Nacional, estamos também discutindo o que a juventude do território do Guaribas necessita”, diz Plínio Dumont, Coordenador da Juventude do Estado do Piauí.

Segundo Plínio, o balanço que pode ser feito das conferências já realizadas mostra que os jovens piauienses querem ser ouvidos e tem manifestado interesse em modificar sua realidade. “A juventude não está adormecida, a juventude rural, quilombola, estudantil, todos os jovens querem falar”, afirma.

As conferências regionais buscam a elaboração de um plano que pretende abraçar a juventude de uma forma geral. Para isso, um diagnóstico é feito em todos os estados a partir de conferencias regionais que elegem delegados para a conferência estadual, de onde sairão os representantes para a Conferencial Nacional da Juventude, que deve ocorrer de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade