ad16
AutoPECASonline24.pt
Geral

Confira a programação de Missas para o Dia de Finados em Picos

Dia de Finados

Nesta sexta-feira, dia 02 de novembro, a Igreja no mundo celebra o Dia de Finados, oportunidade em que as Missas são celebradas em cemitérios e nas paróquias, especialmente na intenção dos falecidos.

Na cidade de Picos dom Plínio José, Bispo Diocesano, presidirá a Santa Missa no Cemitério São Pedro de Alcântara às 6h da manhã, e às 17h o Pe. Adalto Vieira dos Santos, Pároco da Paróquia São José Operário, presidirá a Celebração Eucarística novamente no cemitério.

Padre Flávio Santiago, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis estará presidindo a Santa Missa no Cemitério do Parque de Exposição às 6h da manhã e às 19h na Igreja Matriz da Paróquia do Junco.

A Diocese de Picos produziu um roteiro de celebração para as pessoas que costumam visitar os cemitérios e rezar pelos seus entes falecidos. O roteiro pode ser solicitado pelo e-mail [email protected] até às 17h de quinta-feira, dia 1º de novembro, ou ainda nas secretarias paróquias e também poderá ser encontrado em alguns cemitérios da Diocese.

Fiéis ganham indulgência no Dia de Finados

“Indulgência é a remissão, diante Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos” (Cân. 992).

Aos que participam da Santa Missa e visitam o cemitério rezando pelos mortos, a Igreja concede a indulgência plenária, “Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas por seus pecados”, recorda o Catecismo da Igreja Católica (CIC 1479).

Conforme prescreve o Código de Direito Canônico, precisamente no Canon 994, qualquer fiel pode ganhar indulgência parcial ou plenária (perdão dos pecados) para si ou aplicá-la aos fiéis falecidos, desde que a pessoa seja batizada, encontre-se em estado de graça, visite o cemitério e formule suas preces e orações em sufrágio dos falecidos e pelo Sumo Pontífice, não se esquivando da participação na Santa Missa.

Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade