ad16
CidadeDestaquesGeral

Confira a Programação para Semana Santa em Picos

Semana Santa em Picos
Semana Santa em Picos - Foto: Pascom

No próximo domingo, 1º de abril, a Igreja Católica dá início à Semana Santa, tempo que se celebra o mistério pascal de Cristo, Paixão, Morte e Ressurreição, começando por sua entrada triunfal em Jerusalém com o Domingo de Ramos, quando Ele foi aclamado como rei pelos judeus.

Na sexta-feira que antecede o Domingo de Ramos a tradição popular evoca a quarta estação da Via-Sacra, quando “Jesus encontra com sua Mãe”. Na oportunidade, acontece em Picos a Procissão de Passos, com o encontro do Bom Jesus dos Passos, Nossa Senhora das Dores e a Cruz. Cada símbolo sairá de uma paróquia diferente, havendo o grande encontro na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, unindo em caminhada os paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios, de São Francisco de Assis e de São José Operário, até a Catedral para a Santa Missa.

A programação da Semana Santa é vasta, inclui diversas oportunidades para a confissão individual, por ser também um tempo propício à reconciliação. Haverá Missa e confissão aos enfermos e idosos, visita aos hospitais e Via-Sacra.

Na Quinta-feira Santa acontece a Missa do Santo Crisma com a presença de todo clero da Diocese de Picos na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, oportunidade em que são abençoados os óleos dos enfermos e catecúmenos, e consagrado o óleo do crisma. No mesmo dia também acontece Missa solene da Ceia do Senhor e Lava-pés, seguida da Adoração ao Santíssimo Sacramento, havendo ainda a Procissão do Fogarel pelas ruas da cidade.

A Sexta-feira Santa é dia de jejum e abstinência, em que se faz memória ao sofrimento que Cristo passou na Cruz para salvar toda humanidade, havendo a Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo às 15h, em seguida, beijo da Cruz e procissão do Senhor Morto. Na Paróquia São Francisco de Assis se inicia a Novena da Misericórdia.

No Sábado Santo a Igreja recomenda o silêncio, lembrando o dia que o Senhor passou no Sepulcro, à noite toda comunidade é esperada para a Vigília Pascal, oportunidade em que juntos na oração os cristãos aguardam a ressurreição de Cristo. Na ocasião a comunidade é convidada a renunciar o mal e todas as suas obras através da renovação das Promessas Batismais.

O Domingo de Páscoa é o ponto mais alto de toda fé cristã, dia em que se comemora a Ressurreição do Senhor, Jesus glorioso que venceu a morte vive para sempre. Na oportunidade é celebrada Missa de Páscoa e acontece a Procissão do Senhor Resuscitado.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade