ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeralMunicípiosTodas as Notícias

Conselho Municipal de Assistência Social realiza cerimônia de posse dos novos conselheiros em Ipiranga do Piauí

A solenidade, que oficializou a nomeação do edital Nº 001/2021, aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Nesta sexta – feira (19) conselheiros, titulares e suplentes tomaram posse como novos membros dos Conselhos Municipais: CMAS, CMDCA e COMUDE, para a gestão biênio 2021- 2023. A solenidade, que oficializou a nomeação do edital Nº 001/2021 aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A posse contou com a participação do prefeito Elvis Ramos e de representantes do poder público municipal e entidades da sociedade civil.

A estrutura do CMAS e CMDCA é composta por 3 representantes da sociedade civil e 3 representantes do poder público que ocupam as cadeiras titulares, cada representante com seus respectivos suplentes, sendo elas as secretarias do município e entidades não governamentais da cidade, já o COMUDE é composto por 5 representantes do poder público e 5 representantes de entidades não governamentais, com seus respectivos suplentes.

Foto: Aparecida Castro

Em entrevista para o Portal Riachão Net, a secretária de Assistência Social -Iolita Ramos relatou um pouco sobre a importância que os conselheiros tem para com o município.

” Sem os conselheiros a gente não pode andar, já que eles têm papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. O conselho é um parceiro, eles andam com a gente. Todos os meses temos reuniões, onde colocamos todas as pautas e direcionamentos da assistência social nas comunidades. Desejo boa sorte para os empossados e quero firmar mais ainda essa parceria para abraçar todas as causas”, disse Iolita.


O prefeito Elvis Ramos reforçou e reconheceu a importância que os conselheiros tem no processo de consolidação dos diretos sociais no município.

“Esses conselheiros irão trabalhar as políticas públicas da assistência social. Entendemos que a capacitação desses conselhos junto ao poder público é de fundamental importância, pois esses conselheiros têm representantes de diversos segmentos da sociedade tanto do poder público quanto da sociedade civil organizada pela nossa gestão. A Secretaria de Assistência Social do município como um todo, são pessoas que participam e defendem ativamente os direitos humanos, das pessoas que têm algum tipo de vulnerabilidade e dos cidadãos mais carentes e que precisam de apoio afetivo”, pontuou o prefeito.

Foto: Aparecida Castro

Elvis Ramos ainda explica que a Secretaria de Assistência Social é uma das mais importantes pois: “Ipiranga do Piauí é um município com IDH baixo e um município onde tem uma população carente, então nós temos que dar uma atenção especial às políticas com assistência social. Hoje a assistência social está trabalhando em parcerias através da agricultura, educação e cultura”, frisou.

Jaqueline Borges – Assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social

A Assessora técnica – Jakeline Borges, relatou como funcionou o processo para escolher os novos membros governamentais e não governamentais do Conselho Municipal de Assistência Social.

“No edital os membros das organizações governamentais são escolhidos pelos seus gestores através do envio de ofícios indicando seus representantes e os membros da sociedade civil foram escolhidos de acordo com o cronograma do edital, na assembleia no dia 12 de fevereiro de 2021, onde as entidades indicaram seus representantes. Posteriormente, foi votado em cada segmento da sociedade civil a escolha dos titulares e suplentes para compor os 3 três conselhos”, destacou Jakeline.

Fotos do evento

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade