ad16
GeralTodas as Notícias

Conselho Tutelar de Picos recebe capacitação sobre uso do SIPIA

Também participaram do treinamento os conselheiros tutelares dos municípios de Aroeiras do Itaim, Sussuapara, Bocaina e Monsenhor Hipólito.

Na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, os Conselheiros Tutelares do município de Picos participaram de uma capacitação para aprenderem a manusear o SIPIA – Sistema de Informação para Infância e Adolescência.  Também participaram do treinamento os Conselheiros Tutelares dos municípios de Aroeiras do Itaim, Sussuapara, Bocaina e Monsenhor Hipólito.

O Treinamento teve início no auditório da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela (Premem), em seguida, os participantes se deslocaram até o SEST/SENAT para as aulas práticas.

A capacitação tem por objetivo treinar os Conselheiros Tutelares no acompanhamento das ações de cada Conselho Tutelar, aprimorando o atendimento ao público e armazenando dados que fundamentarão o desenvolvimento dos programas relacionados com a violação dos direitos de crianças e adolescentes.

De acordo com a pedagoga e organizadora da capacitação, Inês Costa, a realização dessa ação faz parte de uma atividade do Selo Unicef. “A gente entende que essa capacitação seja uma obrigatoriedade para que os municípios façam essa capacitação com seus Conselheiros. Nós deveríamos selar uma união entre os outros municípios, visto que a maioria dos municípios fizeram a adesão do selo Unicef”, disse a pedagoga.

Professora Inês Costa (Foto: Daniel Holanda)

Para o conselheiro Tutelar do município de Picos, Jenilson Oliveira, o SIPIA possibilita agilidade no fornecimento de Informações. “O SIPIA é importante porque ele se torna mais uma ferramenta de trabalho que possibilita agilidade, e ao mesmo tempo, garante o fornecimento de informação a garantia dos dados, a preservação da identidade, e acima de tudo, todos que fazem parte da rede de proteção consigam garantir a proteção de crianças e adolescente tanto dentro do município, como também integrar a rede de proteção a nível nacional”, destacou o conselheiro.

Conselheiro Tutelar, Jenilson Oliveira (Foto: Daniel Holanda)

A capacitação foi ministrada pelo Vice-presidente Estadual da Criança e Adolescente do Piauí, Antônio José. “O treinamento de hoje é um treinamento prático para que os conselheiros tutelares de Picos, e os outros quatros municípios que foram convidados a participarem possam aprender como o sistema funciona, que eles possam entender e possam daqui para frente alimentar o sistema”, explicou Antônio José.

Palestrante da capacitação, Antônio José (Foto: Daniel Holanda)

A Secretária de Educação e Articuladora do Selo Unicef no município Picos, professora Noêmia Marques, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente, Carmelita Carmem e o mobilizador do Núcleo de Cidadania de Adolescente (NUCA), Matusalém Almeida também estiveram presentes no treinamento.

Secretária de Educação, Noêmia Marques (Foto: Daniel Holanda)

O que é o SIPIA?

O SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência) é um sistema de registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.