SaúdeTodas as Notícias

Consumo de uvas combate problemas no estômago e trata úlceras e gastrites

Historicamente, há indícios de que a origem da uva tenha sido no Egito, nas redondezas do rio Nilo, mas há também alguns relatos sobre o vinho em passagens bíblicas nas qual Noé trazia em sua arca sementes de uva e que havia plantado-as assim que chegou em terra firme. Fato é que a uva traz uma série de benefícios, sendo uma fruta importante para quem não abre mão de uma alimentação saudável e equilibrada. Conversamos com a nutricionista Bruna Chagas Petrungaro, da consultoria Comer e Viver, para conhecer mais sobre as propriedades da uva.

As uvas são um fruto muito apreciado por várias pessoas. Este fruto tem na sua constituição carboidratos, iodo, fósforo, proteínas e vitaminas A, B e C, sendo por isso muito benéfico para a nossa saúde. São muitas as propriedades benéficas desta fruta e o consumo regular pode ajudar a prevenir vários problemas de saúde, como por exemplo, complicações cardíacas, tensão/pressão alta, problemas de estômago e nos rins, entre muitos outros. 

São ainda muito eficazes em problemas no estômago, ajudando no tratamento de úlceras e gastrites. As uvas também ajudam a melhorar o funcionamento do fígado e dos rins, auxiliando na eliminação de ácido úrico. São uma rica fonte de energia, ajudam a purificar o organismo e estimulam o sistema digestivo. São também muitas vezes recomendadas em dietas de emagrecimento. De qualquer modo é bom ter em atenção que as uvas brancas não têm o mesmo efeito das pretas, pois essas não contêm flavenóides que atuam como anti-inflamatórios e ajudam a proteger o organismo. Recomenda-se por isso, que escolha sempre as uvas pretas.

Quais são os benefícios da uva para organismo?
A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose. Por este motivo, o vinho e o suco de uva são considerados alimentos funcionais, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

Dez unidades de uva ou um copo de 200ml de suco da fruta por dia é suficiente para obtenção dos benefícios nutricionais.
Dez unidades de uva ou um copo de 200ml de suco da fruta por dia é suficiente para obtenção dos benefícios nutricionais.

 Qual a recomendação diária?
Dez unidades de uva ou um copo de 200ml de suco da fruta por dia é suficiente para obtenção dos benefícios nutricionais.

Há alguma restrição no consumo?
Há restrições no consumo apenas para o suco de uva integral, pelo seu alto valor calórico e para os vinhos devido ao seu teor alcoólico. Ambos são saudáveis se consumidos com moderação. Caso haja algum tipo de intolerância a fruta, pode-se trocar a mesma por suco de frutas vermelhas como morango, melancia, amora, framboesa, etc. Pois elas contêm propriedades antioxidantes semelhantes a da uva.

Aproveite e confira o post sobre suco de uva no combate à hipertensão, clique aqui para ler.

Bruna Chagas Petrungaro – Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduação em nutrição clínica. Responsável pela Consultoria Nutricional Comer e Viver.

Nutrição Prática e Saudável

Cidade Verde

LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também