ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
Geral

Cooperativa Casa Apis fornecerá mel para o grupo Walmart

Casa APIS em Picos - Foto: Arquivo RIACHAONET
Casa APIS em Picos – Foto: Arquivo RIACHAONET

A cada ano que passa, o mel piauiense se consolida como um dos produtos que mais ganha espaço no mercado nacional e internacional. Somente em 2011, a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa APIS), considerada a maior associação do Estado quando da produção de mel, produziu 705 toneladas do produto. Este ano, a cooperativa tem ganhado ainda mais visibilidade no mercado alimentício. Um exemplo disso foi o interesse do Grupo Walmart, o qual fechou contrato para fornecer o mix de produtos feitos na fábrica da cooperativa.

Antônio Leopoldino, presidente da Casa Apis, anunciou a notícia durante visita do governador Wilson Martins e do secretário de Desenvolvimento Rural do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Castro, no último sábado (25), às dependências da Casa Apis, em Picos.

Segundo ele, o grupo de supermercados encomendou 700 caixas contendo o mix de produtos que é feito pela cooperativa, como o mel, a geleia, entre outros derivados do produto principal, devendo a empresa aumentar o número de pedidos em breve.

“Já abastecemos o mercado piauiense e de outros vizinhos no Nordeste. Até a próxima semana deveremos expandir o envio das nossas mercadorias para outras regiões, ampliando o volume das negociações feitas entre a cooperativa e os grandes supermercados de todo o país”, ressalta Antônio Leopoldino ao comentar que neste ano a produção será reduzida devido às consequências da estiagem, visto que a fixação das abelhas no local está diretamente relacionada com a flora das plantações de caju da região.

No entanto, apesar da seca que atinge o Estado, o governador Wilson Martins vê a situação com otimismo, pois os produtores das diversas cadeias produtivas não desanimaram, os quais vêm buscando alternativas para enfrentar os problemas trazidos com a perda de boa parte da colheita.

“Estamos encontrando saídas e a Casa Apis é um grande exemplo disso, pois apesar da crise, produz um mel orgânico como ninguém. É importante dizer que estamos abastecendo o mercado interno com tecnologia criada em Picos, onde todo o maquinário foi pensado em desenvolvido por técnicos da região”, reforça Martins, acrescentando que as máquinas criadas pela cooperativa estão passando por um processo de patenteamento e em seguida devem ser comercializadas para outros locais do país.

Para Sérgio Castro, as cooperativas do mel e do caju demonstram um alto de grau de organização, critério este que é fundamental para que um empreendimento prospere. “Ao conhecer de perto a realidade local, você entende o porquê do mel do Piauí ser um produto de destaque em nível nacional e internacional, pois a capacidade de gestão dessas pessoas devia servir de modelo para as demais regiões do país”, afirma o secretário nacional do Ministério da Integração Nacional.

Grupo Walmart

O grupo Walmart chegou ao Brasil no ano de 1995 e hoje conta com mais de 500 lojas de nove bandeiras, presentes em quase 200 cidades, de 18 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Presente em 28 países, a organização emprega 2,1 milhões de pessoas, consolidando-se como uma das redes de supermercado de maior expressividade no mundo. Com informações da CCOM

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade