ad16
GeralTodas as Notícias

Corpo de Bombeiros de Picos ganha nova viatura

Viaturas do Corpo de Bombeiros-Foto:  Foto: Marcelo Cardoso
Viaturas do Corpo de Bombeiros-Foto: Foto: Marcelo Cardoso

O governador Wellington Dias entregou, na manhã desta segunda-feira (23), durante solenidade no Palácio de Karnak, uma autobomba tanque (ABT), para o Corpo de Bombeiros do município Picos. Os municípios de Floriano e Teresina também receberam viaturas.

Segundo o coronel Carlos Frederico, comandante geral, o Corpo de Bombeiros sempre precisa de novos equipamentos e eles são, por natureza, caros. Os três veículos custaram em torno de R$1,5 milhão e vão atender, também, as cidades menores e próximas a Floriano, Picos e Teresina. “A principal importância é melhorar a atividade do Corpo de Bombeiros que é atender à sociedade piauiense e, para nós, do Corpo de Bombeiros, sinaliza mudanças. Mudanças de comportamento e de pensamento em relação a planejamento e estrutura. É um ponto crucial no momento em que nós vivemos de dificuldades, apresentar uma aquisição de tanta importância para o nosso Corpo de Bombeiros”, diz o coronel Frederico.

Para a comandante Cléa Diniz, o ABT vai suprir todas as necessidades de Picos, principalmente por conta da quantidade de morros ao redor da cidade.

Esta aquisição foi proporcionada com recursos próprios do Governo do Estado, por meio de um esforço concentrado das secretarias da Fazenda e Segurança. Para o governador Wellington Dias, este é mais um passo para a regularização da situação do Estado. “O Piauí tinha um conjunto de ações paralisadas e elas retomam. Quero falar para a equipe do Corpo de Bombeiros colocar em funcionamento para que tenhamos condições de salvar vidas. O sentido de tratar de forma emergencial uma área como essa é a de equipar melhor uma estrutura capaz de combater incêndios, situações de enchentes, afogamentos e trabalhar, principalmente, na prevenção. Essa é uma área que você precisa estar pronto, para caso aconteça algum problema”, diz o governador.

O treinamento e a capacitação dos motoristas e equipes de operação para a utilização dos novos veículos já foram iniciadas desde a semana passada. De acordo com o coronel Frederico, esse é um maquinário moderno e o Corpo de Bombeiros precisa estar treinado para evitar qualquer tipo de avaria no sistema. “Então, nós deslocaremos essas viaturas primeiramente para o Quartel Central para apresentarmos aos motoristas que ainda não tiveram a oportunidade de trabalhar e treinar com a viatura, e após isso as viaturas serão deslocadas para os municípios de Floriano e Picos, e lá, também, serão executados treinamentos porque é uma realidade diferente, relevo diferente e nós precisamos estar preparados para isso”, esclarece ele.

O ABT é o veículo ideal para atender às funções de bombeiro urbano em operações de combate a incêndios de pequeno e grande porte. Pode também ser utilizado como veículo de suporte de água para escadas e plataformas, e permite a acomodação de toda a estrutura, boa capacidade de armazenamento de água e materiais acessórios destinados ao combate a incêndios.

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também