Corrida de rua ganha popularidade em Picos e conquista novos adeptos
Modalidade tem atraído desde iniciantes até atletas experientes que buscam benefícios para a saúde física e mental
A prática de corrida de rua tem conquistado cada vez mais adeptos em Picos, integrando-se à rotina de muitas pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável. Para um grupo de moradores da cidade, acordar cedo para correr já se tornou um hábito. Eles se dividem entre iniciantes e atletas experientes, percorrendo diversas ruas e avenidas da cidade, formando laços de amizade e motivando-se mutuamente. As informações são do Jornal de Picos, da TV Cidade Verde.
Carolina, integrante do coletivo Canelas Run, começou a correr há quatro meses com o objetivo de aliviar sintomas de ansiedade. “Iniciei com intuito terapêutico de diminuir a ansiedade, e com isso venho persistindo. O esporte tem me trazido muita felicidade, e eu incentivo minhas amigas a experimentarem o mesmo”, comenta.
O Jefferson, um iniciante na modalidade, destaca o incentivo do grupo como fundamental para seu interesse pelo esporte. “Com o grupo, um incentiva o outro. Não tem essa de competitividade. Eu comecei há pouco tempo, mas já aprendi muito com os atletas mais experientes”, explica.
De acordo com a Associação Brasileira de Corridas de Rua, em 2023 foram realizadas 150 mil corridas no país, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Um relatório divulgado por um aplicativo de esportes aponta que a corrida foi a modalidade mais praticada no Brasil em 2023, com tendência de crescimento. A maior plataforma de vendas de inscrições para eventos esportivos no país estima que haja cerca de 13 milhões de corredores no Brasil.
Entre os corredores de Picos, Seu Manuel, de 65 anos, é um entusiasta da corrida. Ele pratica a modalidade desde a juventude e afirma que correr o ajuda a manter a vitalidade. “Procuro correr todos os dias úteis, de segunda a sexta. O fim de semana eu descanso. Tento manter essa rotina para ter uma vida mais saudável”, diz.