ad16
SaúdeTodas as Notícias

Covid-19: Sesapi reforça a importância de grávidas e puérperas se vacinarem

A retomada da vacina para os grupos foi liberada no dia 07 de Julho. A imunização deve ser feita com Coronavac e Pfizer.

Na última quarta-feira (7), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou a retomada da vacinação do grupo de grávidas e puérperas, sem comorbidades, no Piauí. O anúncio veio após o Ministério da Saúde emitir nota para que todos os estados brasileiros voltassem a imunizar os respectivos grupos contra Covid-19 utilizando as vacinas Coronavac e Pfizer.

A medida é importante e essencial para que haja a redução do número de óbitos de gestantes que contraíram Covid-19, pois estudos mostram que, em todo o Brasil, foram registrados números elevados. No Piauí, em 2021, houve 16 óbitos de gestantes por conta da doença.

Sesapi destaca a importância de vacinação de gestantes contra a Covid-19 (Foto: Raíssa Morais/ Portal MN)Sesapi destaca a importância de vacinação de gestantes contra a Covid-19 (Foto: Raíssa Morais/ Portal MN)

O superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, reforça que as vacinas devem reduzir esses indicadores. “O Ministério constatou que o país como um todo registrou uma alta letalidade para esses grupos quando ocorria a infecção pela Covid-19. A atualização do ministério foi extremamente importante para podermos retomar a vacinação desses grupos. O Estado orienta a todos os seus municípios que retomem esse trabalho de imunização de gestantes e puérperas, para que o Piauí possa reduzir esses óbitos”, destacou.

O secretário Florentino Neto enfatiza que a vacinação deve ser retomada em todo o Piauí e é essencial que as gestantes procurem o setor de saúde do seu município assim que a vacinação estiver liberada.

“É importante reforçar ainda para todos os municípios que foi liberada a vacinação desses grupos somente com os imunizantes da Pfizer e da Coronavac. Então, retomaremos a vacinação seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde para que, assim, possamos garantir mais pessoas recebendo a vacina e aumentando ainda mais nossa população imunizada, fazendo com que o Piauí avance cada vez mais no enfrentamento a pandemia”, destacou o gestor.

Meio Norte

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade