ad16
SaúdeTodas as Notícias

Covid: de cada 100 pacientes testados, 41 tem infecção confirmada, revela Lacen

O crescimento de casos na média móvel é de 29%~.

O governo do Estado informou para as autoridades de saúde e presidentes de órgãos públicos que de cada 100 pacientes testados no Piauí, 41 têm a infecção confirmada. Os dados são do Lacen (Laboratório Central do Piauí), que praticamente triplicou a realização de exames na pandemia. 

De acordo com o médico Vinícius Pontes, integrante do COE (Comitê de Operações Emergenciais) e diretor do Hospital Infantil Lucídio Portella, o índice de confirmação de infecção é elevada.

“A estimativa de controle é de confirmação de 5%, mas no estado estamos em 40,09%, considerado alto”, disse o médico.  

Boletim da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde) revela que ontem ultrapassamos 200 mil casos positivo de Covid-19 no Piauí.  O crescimento de casos na média móvel é de 29%, somente nas últimas 24 horas, 1.621 novos casos foram confirmados. 

Vinícius Pontes informou que a Sesapi pretende adquirir cerca de 100 mil testes antígeno swab para um melhor rastreamento dos infectados na busca ativa.

Ele informou que o Lacen tem capacidade de fazer 3 mil testes por dia. No entanto, alguns municípios têm dificuldades de encaminhar os exames para Teresina.

“Muitos municípios não estão conseguindo enviar o material por dia e o diagnóstico acaba atrasando. Então para os municípios mais distantes vamos distribuir o teste antígeno swab, que o resultado sai em cinco minutos, para termos um diagnóstico precoce e podermos fazer o isolamento dos pacientes e evitar o adoecimento”, informou o médico. 

Na tarde desta sexta, o Laboratório Central informa que o aumento do prazo para liberação de resultado de exames para Covid-19 se dá pelo aumento da demanda registrado nas últimas semanas, que praticamente triplicou.

“O laboratório informa ainda que juntamente com a Sesapi já contratou mais seis profissionais que irão realizar as análises no espaço e serão capacitados. A partir da próxima segunda-feira (29) esses profissionais já estarão atuando para ajudar a normalizar os trabalhos na unidade.

 Ao longo da pandemia o Lacen já realizou mais de 215 mil exames, desempenhando papel relevante no combate a COVID-19 no estado”, diz a nota do Lacen.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade