ad16
DestaquesItainópolisMunicípiosTodas as Notícias

CRAS de Itainópolis Realiza Cadastro das Pessoas com Deficiência Através do Projeto Piauí Inclusivo

O Piauí Inclusivo é o Cadastro da Pessoa com Deficiência e é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID). Com esse cadastro será possível conhecer a realidade das pessoas com deficiência do município, suas dificuldades e, a partir daí, buscar soluções por meio de ações de inclusão.

Esse projeto foi lançado no Piauí no dia 21 de setembro de 2021 – Dia em que é comemorado o “ Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” e em Itainópolis teve início no dia 07 de março. Lembrando que esse cadastro vai ser obrigatório nos 224 municípios do Piauí.

O objetivo do Piauí Inclusivo é para que se possa elaborar políticas públicas voltadas para esse público, assim como também  viabilizar igualdade de oportunidades, respeito, acessibilidade e inclusão para todas as pessoas com deficiência,  ou seja , para conhecer a realidade   de cada um(a) saber como vivem? Como estão vivendo? Onde residem? (Se é em área urbana ou rural?) se estão tendo acesso a escola, ou a serviços de reabilitação? e quais as políticas públicas de inclusão têm acesso? E a partir desse cadastro, de acordo com cada realidade e especificidade buscar soluções através de ações de inclusão.

Com esse cadastro vai ser possível, implementar políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas; saber quantas pessoas com deficiência existe em nosso município? os tipos de deficiência?, idade, sexo,  cor, escolaridade, se recebem BPC ou não. É um questionário inovador, com dados bem completo  que vai ser importante para todas as secretarias do município, informou a Assistente Social Laura Raimunda.

Assistente social Laura Raimunda

O cadastro é necessário para todas as pessoas com deficiência do município, sendo todos os tipos de deficiência desde as pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental, intelectual dentre outras.

Esse cadastro estar sendo feito no CRAS (Centro de Referência da Assistência social) desde o dia 07 de março nos seguintes dias e horários: de segunda-feira á quinta-feira das 8h da manhã ás 12hs e das 14hs ás 16h30min e na sexta-feira das 8h ás 13hs. Os responsáveis por essa demanda em Itainópolis são os técnicos de referência do CRAS composto por Assistente Social e Psicólogo. Localizado na Avenida Helvídio Nunes (na rua do poliesportivo).

Os documentos necessários para fazer o cadastro são RG, CPF, comprovante de residência e o laudo médico com a CID. (caso possua). Ressaltamos, que não é necessário levar a pessoa com deficiência, quem deve comparecer ao CRAS para fazer o cadastro é somente o responsável legal levando as documentações.

Lembrando que a Assistente Social do município de Itainópolis Laura Raimunda, participou de uma capacitação do programa Piauí Inclusivo em Teresina na Secretaria da Pessoa Com Deficiência (SEID).

Fonte: Portal Notícias do 75

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.