Cresce o número de casos de Sífilis em Picos
O aumento no número de casos de sífilis na região de Picos tem preocupado autoridades de saúde. Até o dia 11 de outubro deste ano já foram contabilizados 77 novos casos da doença e existe a possibilidade que os números do problema cresçam ainda mais.
A coordenadora do CTA de Picos, a enfermeira Ozeany Vieira, explica que o número de casos da doença registrados agora em 2016 nos municípios que fazem parte da região, já representam quase o quantitativo verificado em todo ano passado.
“Tivemos um aumento muito grande nos casos de sífilis em comparação ao ano passado onde notificamos 78 casos. O tratamento vai variar muito, dependendo da titulação e do parecer médico”, explicou a coordenadora.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, cujo sintoma mais comum é uma úlcera indolor na região genital. Em todo o país de acordo com o Ministério da Saúde os casos da doença tem crescido assustadoramente e se não tratada a tempo, a doença pode espalhar-se pelo corpo e causar graves lesões de órgãos internos, como o coração e cérebro. A sífilis tem cura, se tratada corretamente com antibióticos apropriados, de preferência, com penicilina.