ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Criadores tem até a próxima quinta-feira,15, para certificar rebanho

Os criadores de rebanho bovino da região de Picos têm até a próxima quinta-feira, 15, para certificar os animais. A medida faz parte da 2ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa 2016 que teve o prazo de imunização encerrado no dia 30 de novembro.

2210

Segundo informações do coordenador da Unidade de Saúde Animal e Vegetal, Gerlan Vieira, a procura dos criadores pela certificação do rebanho tem sido baixa. A situação pode ocasionar que a região de Picos não atinja a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Agricultura.

 “A certificação é aquele procedimento que o criador leva a nota fiscal ao escritório da Adapi, onde a sua propriedade é cadastrada e se faz o registro das vacinas. Os agricultores que não adquiriram até o dia 30 de novembro, devem se deslocar à Adapi para conseguir uma autorização de compra. Caso o rebanho não seja certificado, o Piauí pode perder o certificado de Estado livre da Febre Aftosa. Além disso o criador que não houver vacinado o rebanho ele está proibido de realizar qualquer movimentação de compra e venda”, explicou Gerlan Vieira.

Certificado como área livre da aftosa com vacinação desde 2014 e reconhecido como um dos estados que mais avança no combate à doença em todo o país, o Piauí tem como meta vacinar 90% do rebanho em 2016. Em 2015, já com o selo que lhe permite a livre comercialização, o estado exportou cerca de 65 mil animais, fato que impulsiona a produção local e a consequente valorização do gado piauiense.

Os criadores que ainda não deram entrada na vacinação de seus animais devem procurar o escritório da Adapi onde é cadastrado. A vacinação contra a aftosa deve ser feita em todo bovino e bubalino adulto. O objetivo é manter o ritmo das campanhas dos anos anteriores (em 2015, 95% do rebanho piauiense foi vacinado), para que assim, em breve, o estado passe a ser reconhecido como área livre da aftosa sem vacinação.

10 Comentários

  1. tesao de vaca pingou comeu Gotas afrodisiacas paixao tesao de vaca oficial excitante masculino tesao de vaca original Loja oficial tvaca gotas da paixao comprar tesao de vaca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade