Pablo Santos rescinde contrato com empresa e garante ônibus gratuitos em Picos

A Prefeitura de Picos decidiu rescindir oficialmente o contrato com a empresa KB Transportes, responsável pelo transporte coletivo urbano no município. A medida foi anunciada após um colapso no serviço, que ficou paralisado por 21 dias, prejudicando milhares de usuários — especialmente estudantes e trabalhadores.
A crise ganhou força no início de abril, quando dois veículos da concessionária foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) devido a irregularidades. Na época, o prefeito Pablo Santos chegou a anunciar, durante uma solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí, que avaliava a rescisão contratual diante do descumprimento de cláusulas pela empresa.
SIGA A GENTE NO FACEBOOK
SIGA A GENTE NO INSTAGRAM
VEJA OS VÍDEOS NO YOUTUBE
PARTICIPE DO GRUPO NO WHATSAPP
____
Nas redes sociais, Pablo reforçou o posicionamento da gestão e explicou à população o que motivou a decisão. “Demos um prazo de 48 horas para que a empresa retomasse os serviços, mas isso não aconteceu. Tivemos que agir emergencialmente. Depois de 20 dias, eles voltaram como se nada tivesse acontecido. Mas a população não podia ficar à mercê da boa vontade de quem não queria prestar o serviço com dignidade”, declarou.
Com o serviço comprometido, a prefeitura contratou de forma emergencial uma frota com cinco ônibus, que desde então circulam gratuitamente em Picos. A gratuidade será mantida até a conclusão de um novo processo licitatório, já previsto pela gestão. “Reafirmo o compromisso com o povo de Picos. O transporte gratuito continua, é um direito da população. Usem o transporte”, completou o prefeito.
De acordo com o procurador-geral do município, Expedito Neiva, a prefeitura ainda tentou encerrar o contrato de forma consensual com a KB Transportes, por meio de um distrato, mas não houve acordo. Diante disso, a decisão foi pela rescisão unilateral.
Enquanto a nova empresa não é selecionada, a frota emergencial seguirá operando normalmente, garantindo o deslocamento diário da população. A expectativa é de que a nova licitação assegure um modelo de transporte coletivo mais eficiente, regular e à altura das necessidades dos picoenses.