ad16
DestaquesTodas as Notícias

CTA de Picos notifica 28 novos casos de HIV

Dos 28 casos, 19 são do sexo masculino, oito do sexo feminino e uma gestante.

Mesmo após passar meses sem realizar os testes por conta da pandemia do novo coronavírus, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos registrou um número significativo de novos casos de HIV. Até este mês de dezembro, já foram notificados 28 novos casos.

Dos 28 casos, 19 são do sexo masculino, oito do sexo feminino e uma gestante. O CTA considera gestantes um segmento a parte.

Segundo a coordenadora do CTA, Isabel Fontes, além de fazer o acompanhamento, a unidade distribui também a medicação para as pessoas que testaram positivo para a doença e fornece o leite para as crianças de mães com HIV.

CTA de Picos – Foto: Edielson Teixeira

Isabel informou que por conta da divulgação de sensibilização, as pessoas estão indo ao CTA para fazer os testes. “A gente faz por dia, mesmo com a pandemia, de 20 a 23 exames diários”, completou.

De acordo com Isabel, para realizar o exame não precisa de solicitação e nem de estar em jejum. “É só a pessoa se dirigir até o CTA, que está localizado na Rua Coronel Francisco Santos Nº 82, Centro, no período da manhã de 7h até às 13h, trazendo o cartão do SUS e a carteira de identidade”, informou.

Além de HIV, o CTA realiza também exames de Hepatite B, Hepatite C e Sífilis.

HIV – 28 CASOS

Sífilis– 63 CASOS

Hepatite B – 3 CASOS

Hepatite C – 6 CASOS

Ação sobre o Dezembro Vermelho

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento, irá realizar sexta-feira (11) a partir das 8h30 até às 13h, em frente ao CTA, uma ação sobre o Dezembro Vermelho. Serão realizados exames de testes rápidos e entrega de panfletos informativos.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade