GeralTodas as Notícias

CTA de Picos promove dia D de ações que visam a prevenção de IST’s durante período carnavalesco

A ação aconteceu no CTA e contou com a participação da APROSEP, SEST SENAT e Escola Técnica Picoense.

anuncio17 UNIFSA

Com o intuito de conscientizar a população picoense sobre a importância dos cuidados necessários para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) no período carnavalesco a Prefeitura de Picos, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou na manhã desta quarta-feira (07), o dia D de ações de combate e prevenções às IST’s. A ação aconteceu em frente ao CTA.

O evento contou com a distribuição de kits com preservativos e lubrificantes, aferição de pressão, medição de glicemia, testes rápidos, entrega de panfletos com informações sobre HIV/AIDS e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

O Coordenador do CTA, Fábio Bernardes, explicou a importância do uso do preservativo durante o período carnavalesco. “Estamos aqui de frente ao CTA fazendo a distribuição de preservativos, lubrificantes e folders para população ter uma consciência maior para importância do uso do preservativo, principalmente nesse período de carnaval, que é um período de certa forma que as pessoas abusam um pouco do álcool e acabam se descuidando com a prevenção”, disse.

Fábio Bernardes, Coordenador do CTA. (Foto: Rawena Sousa)

O Médico do CTA, Dr. Thiago Luz, comentou acerca dos procedimentos realizados após a realização do exame, em casos de resultado positivo. “O atendimento da parte médica acontece com o paciente já tendo realizado o exame, no caso do HIV, e tendo confirmado a doença. Aqui a gente dá a notícia ao paciente e encaminha automaticamente para iniciar o tratamento, que é feito com medicação oral diária e tem um excelente resultado para quem toma a medicação corretamente. Juntamente com o CTA, ele terá o apoio psicológico da equipe de saúde completa para que o tratamento ocorra da melhor maneira possível”, explicou.

Thiago Luz, Médico do CTA. (Foto: Rawena Sousa)

O Dr. Thiago Luz, ressaltou, ainda, que a forma de diminuir o estigma que o HIV possui perante a sociedade, é através da disseminação de conhecimento. “As pessoas tendo conhecimento do que é a doença, qual é o tratamento, quais são as formas de transmissão e, principalmente, que o tratamento funciona. Só com a disseminação de informações é possível a diminuição desse estigma”, falou.

O CTA de Picos estará atendendo a população e fazendo a distribuição de kits com preservativos e lubrificantes de segunda a sexta- feira, nos horários de 07 ás 13 horas, além da realização de testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Clamídia e Gonorreia.

Fonte: CCOM – PMP

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.