Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

CTA de Picos realiza de 80 a 100 atendimentos por dia

[ad#336×280]O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Picos funciona desde 2001, os trabalhos realizados vão desde palestras, distribuição de materiais informativos, entrevistas nos meios de comunicação local e campanhas específicas.

São realizados exames das seguintes doenças: Hepatite B e C, Aids e sífilis. De acordo com o médico infectologista Anderson Cleiton, são realizados de 80 a 100 atendimentos diários. Segundo ele os casos de Aids em Picos não são alarmantes, e a doença hoje pode ser controlada pelo “Coquetel” (medicamentos para evitar a progressão da doença), mas ainda assim, é preciso ter cuidado. Os exames são gratuitos, assim como a tratamento.

Centro de Testagem e Aconselhamento

O CTA realiza exames em gestantes portadoras do vírus e faz o tratamento e acompanhamento para evitar a contaminação com o vírus para o bebê.

A pessoa diagnosticada com vírus do HIV, além do tratamento, recebe também acompanhamento de psicólogos, assistente social, enfermeiros.

O médico informou ainda que o CTA está sempre realizando campanhas para informar a população e garantir a prevenção das DST’s, principalmente em escolas, presídios e até mesmo nas ruas.

Este é um programa do Governo Federal de combate às DST’s. Os postos de atendimentos ficam em algumas cidades pólo, Picos é uma delas e atende a todas as cidades da região.

“A doença tem controle, mas o importante mesmo é prevenir, o uso do preservativo é imprescindível”, concluiu o médico infectologista e clínico Anderson Cleiton.

[wp_cycle]

Sair da versão mobile